Para comemorar mais um grande passo na educação no sistema prisional alagoano, a Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP) realizou, nesta terça-feira (5), a cerimônia de abertura do ano letivo de 2015. A solenidade aconteceu no Espaço Multieventos do Presídio Santa Luzia e reuniu educadores, alunos e representantes de instituições de ensino.
O agente penitenciário e doutorando em Ciências Jurídicas, Felipe Campos, ministrou uma palestra com o tema “Caminho da liberdade através da educação”. A intenção foi a de sensibilizar os presentes a respeito da educação prisional. A cerimônia contou também com uma apresentação teatral, produzida por alunos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e professores, demonstrando a importância da educação em suas vidas como ferramenta para ressocialização.
Dayana dos Santos é uma das alunas que participou da solenidade e comentou que a educação e o empenho dos profissionais envolvidos fazem a diferença em suas vidas.
“Quando comecei a estudar queria aprender coisas novas para ensinar e acompanhar os estudos dos meus filhos. E com pouco tempo que estou estudando, pude perceber que graças à educação que recebemos aqui, temos a capacidade de nos tornarmos pessoas melhores e confirmar que existe ressocialização”, disse a reeducanda.
Para o secretário adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio, o objetivo do Estado é ressocializar e capacitar os reeducandos para serem reinseridos à sociedade. “A educação é o grande fator para a mudança do mundo; sem educação nós não conseguimos mudar nossa percepção de vida.
