Além de investir em vários projetos digitais macros com alcance social – como o Alagoas Digital e outros programas – o Governo de Alagoas também tem qualificado o próprio sistema de Tecnologia da Informação (TI) para otimizar o trabalho de seu público interno e facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Governo.
Um bom exemplo nesse aspecto é o Infovia, moderno sistema de dados e tráfego que funciona como uma via de informação de todos os órgãos do Estado, com alcance nos 102 municípios alagoanos.
O Infovia é o conjunto de recursos utilizados para interligar, conectar, processar, controlar, compatibilizar as transmissões de informações e disponibilizar serviços em meio eletrônico, com o objetivo de propiciar a aproximação entre o Estado e cidadão.
“Desde 2002 até 2009 o sistema de tecnologia do Estado era o Alanet que funcionava apenas com dados. Mas, em 2010, o Governo investiu no Infovia, que é a rede do Estado absolutamente superior, com dados e tráfego”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação (TI), Raymundo Sampaio Fernandes.
“Com o Alanet, cobríamos apenas 70 cidades alagoanas. Já o investimento na Infovia possibilitou diversos benefícios para Alagoas, uma vez que por meio de banda larga cobrimos cem por cento dos municípios do Estado”, garantiu o superintendente.
Segundo ele, a rede anterior só atingia até 300 circuitos. Com o contrato atual, o sistema deve atingir até mil circuitos.
Vantagens
Com investimento na ordem de R$ 1 milhão e 200 mil/mês, a Infovia reduziu custos com gestão integrada e modernização tecnológica; ampliou a quantidade e a qualidade dos serviços de tecnologia da informação; redução da burocracia e de documentos impressos e potencializou a infraestrutura para a inclusão digital e o governo eletrônico.
“Um dos principais ganhos foi a implantação do Centro de Controle de Operação que funciona no Itec”, acrescenta Fernandes.
“Ao primeiro sinal de indisponibilidade na rede do Estado, o nosso sistema acusa ou alarma, seja em qualquer um dos 102 municípios”, completa Oscar Garcia, coordenador da Infovia.
De acordo com Garcia, o sistema funciona com anel óptico de 25 km de fibra. Para isso, o Itec tem parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Eletrobrás.