Mais de 70% do cadastro de usuários do Centro de Atenção à Saúde (Case) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já migraram para o Sistema Hórus – Especializado. Esse novo software, desenvolvido e disponibilizado aos Estados e Municípios pelo Ministério da Saúde, foi criado para dar mais agilidade e transparência à dispensação de medicamentos especializados. O processo de implantação no CASE começou em outubro e deverá estar concluído até o final deste mês.
O Sistema Hórus também vai identificar o perfil dos usuários do SUS e o padrão de consumo de medicamentos. O sistema proporciona ainda conhecer qual medicamento tem maior consumo e, consequentemente, uma melhor programação para envio desses itens e até mesmo formular políticas de saúde com base nas informações alimentadas pelo sistema.
“O sistema proporciona, também, uma maior segurança ao paciente para a utilização dos medicamentos, pois o mesmo encontra-se parametrizado com as regras dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde”, afirma Jane Curbani, coordenadora do CASE.
Novo software, nova sede
Em setembro de 2013, o Case foi transferido para um local mais amplo e de fácil acesso. A nova unidade está inserida no Complexo de Saúde da SES, no bairro Capucho, onde funcionam, também, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CADI). O complexo fica bem próximo ao HUSE, ao Hemose e ao Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite.
“A unidade foi planejada e construída para atender um público específico de usuários de medicamentos constantes na portaria 1554/2013, do Ministério da Saúde”, ressalta Jane Curbani.
O prédio tem acessibilidade, com rampas para cadeirantes, banheiros adaptados, leitores visuais em Braille e sistema de chamada de senha com áudio. “Além disso, as portas e paredes são largas e no piso há material táctil para auxiliar a passagem de pessoas com deficiência visual”, pontua a coordenadora.
Números
O CASE é um dos serviços mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe para a população. Tem mais de 21 mil usuários ativos, um número que vem crescendo a cada mês. Somente de setembro a dezembro do ano passado, foram mais 3000 usuários cadastrados.
No local, são dispensados gratuitamente 264 tipos de medicamentos especializados pela portaria nº 1554/2013, do Ministério da Saúde. Há, ainda, a dispensação de medicamentos usados por pacientes em tratamento de bronquite crônica, enfisema pulmonar e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, que somaram, em 2013, um total de 597 pessoas.
O Case dispensa, também, Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs), fórmulas alimentares e Kits de Colostomia.
