×

Alagoas

Sistema de água e esgoto nas casas doadas pelo Governo de Alagoas é precário

Estado voltou a ser destaque negativo em mídia nacional

Alagoas voltou a ser destaque negativo na mídia nacional por conta dos problemas encontrados nas casas que foram doadas às vítimas das enchentes que castigaram o estado em junho de 2010. Os primeiros conjuntos habitacionais que foram entregues em dezembro do ano passado não tem água nas torneiras e o sistema de esgoto é ineficaz.

Famílias do município de Branquinha, que receberam casas doadas pelo governo, reclamaram à redação de um portal de noticias conhecido em todo o país, que além da ausência de água encanada e esgoto, o transporte coletivo não chega ao local onde as casas foram construídas. Outra denúncia seria e que deverá ser investigada pela polícia é quanto a possível existência do comércio ilegal de armas no local.

Outro município visitado pela redação do portal foi São José da Laje. Na cidade, 166 casas já foram entregues, sendo que apenas uma parte do conjunto está pavimentada como manda o projeto do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. Os mesmos problemas apontados pelos contemplados de Branquinha foram encontrados no município, no entanto, com menos intensidade, pois a água chega a algumas casas.

No município de União dos Palmares, a situação é um pouco melhor. Os moradores que conversaram com a redação do portal criticaram também a deficiência no transporte coletivo, onde segundo eles, os motoristas se recusam a chegar até o novo conjunto habitacional que foi construído numa área alta e distante do centro da cidade. Outra reclamação dos moradores foi a ausência de rondas policiais no local.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) foi procurada pela equipe e declarou que os conjuntos habitacionais não estavam prontos na data em que foram entregues. Ainda segundo a secretaria, o governo optou pela entrega parcial das casas por reconhecer a situação precária em que as famílias que foram vítimas das chuvas estavam vivendo, sendo que algumas delas moravam em barracas improvisadas.

A Seinfra informou ainda que até o mês junho, 16 mil novas casas devem ser entregues totalmente construídas e que as que já foram doadas e estão apresentando problemas serão submetidas a reparos emergenciais.