×

Cultura

Sistema Alagoano de Museus finaliza ciclo de palestras em 2012

Para encerrar o projeto Alagoas e o Mundo dos Museus: Ciclo de Palestras de 2012, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, proferiu uma palestra nesta segunda-feira (10), às 9h30, no Memorial à República. O projeto é uma realização do Sistema Alagoano de Museus (SAM), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Com o tema Política Pública de Estado – Estratégias, fomento e financiamento, a palestra teve como objetivo apresentar o que é política pública e como ela se dá em seu plano simbólico, normativo e operacional, com ênfase em Alagoas.

Viégas ressaltou a necessidade de se posicionar estrategicamente para ter uma visão e atuação sistêmicas, além de buscar por parceiros na formação e informações culturais. “Quando falamos em política pública devemos ter em mente que o fomento e financiamento se dão através de estratégias e que cultura é um vasto universo de relações, manifestações e construções”, disse.

Na ocasião, Viégas falou da importância em investir na preservação e valorização dos museus. “Como o gabinete em que trabalho está instalado no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), sempre escuto as vozes de crianças que visitam o museu com suas escolas. É música para os meus ouvidos.” afirmou, ressaltando a importância de incentivar a participação da sociedade nos espaços de memória. “É preciso ter a cultura como elemento chave para a cidadania e inclusão social”.

O coordenador executivo do SAM, Fernando Lôbo, destacou a importância do projeto na qualificação e capacitação de gestores, operadores, monitores e colaboradores das instituições museológicas de Alagoas.

“Iniciado em maio o projeto, que é realizado quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, das 9h30 às 11h. Finalizado com 12 palestras, o projeto aconteceu em diferentes espaços de memória, como Instituto do Patrimônio, Histórico Artístico Nacional, Associação Comercial de Maceió, Mupa, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial Pontes de Miranda, Museu dos Esportes, Museu Théo Brandão e, para finalizar, o Memorial à República”.