×

Brasil/Mundo

Sintomas da depressão na terceira idade; saiba como identificar!

A depressão já vem sendo considerada por muitos o mal do século. Milhares de pessoas sofrem com a doença, que também está ligada ao aumento das taxas de suicídio no país. Este mal está atacando milhares de brasileiros por diversos fatores e vem se tornando cada vez mais comum na população da terceira idade. Estima-se que entre 15% e 30% de homens e mulheres acima dos 60 anos já sofreram ou sofrem de depressão. Os principais motivos que desencadeiam o problema são o ócio, o abandono da família, a rejeição da sociedade e a falta de amigos ou de lazer.

As famílias de idosos afetados pela depressão encontram diariamente um desafio, já que muitas não podem parar suas atividades de trabalho e outros compromissos para dedicar 100% do tempo ao parente. A situação ainda pode causar problemas para toda a família, que se vê incapaz dar a devida atenção ao ente querido e se sente culpada pela falta de tempo.

Foi pensando nisto que algumas casas de repouso passaram a investir em programações diferenciadas para seus assistidos. O Senior Day, por exemplo, é um programa que oferece apoio diário e cuidados para os idosos, oferecendo de refeições e programação de lazer durante todo o dia. A boa novidade é que à noite o assistido pode voltar para a casa, desfrutar os momentos com a família e retornar a casa de repouso no dia seguinte. Tudo pensado para tratar a depressão e oferecer a melhor qualidade de vida para o assistido.

A programação é intensa e inclui terapias ocupacionais, grupo de dinâmicas, atividades de expressão corporal, apresentações musicais e até intervenções assistidas por cães. A depressão na terceira idade é mais grave do que em adultos. O tratamento e a cura ocorrem de forma mais lenta, deixando o idoso mais ansioso e com recaídas mais constantes.

Outro desafio para vencer a depressão é o próprio diagnóstico. Identificar um indivíduo com depressão não é uma tarefa simples. É preciso ficar atento a detalhes. Confira algumas características que podem sinalizar a depressão:

• Pensamentos de morte. Esse é um sinal dos mais graves que deve ser levado muito a sério. A depressão muitas vezes pode levar a pensamentos suicidas e é preciso um acompanhamento de perto para tratar o problema.

• Isolamento social. São muitos os motivos que levam um idoso a isolar-se do convívio com outras pessoas. A viuvez pode ser uma delas. Porém se o período deste isolamento começar a ser longo demais é preciso ficar atento.

• Tristeza constante. Esse sentimento de tristeza é comum e pode aparecer algumas vezes para qualquer pessoa. Porém se a tristeza constante é sinal de que algo deve ser investigado.

• Falta de prazer na realização de atividades. Se realizar tarefas cotidianas era prazeroso, com a depressão o idoso se sente desmotivado a fazer qualquer tipo de atividade.

• Privação de comer e fazer a higiene pessoal. Nestes casos o idoso vem demonstrando profundo descontentamento com a vida e consigo. Além do emagrecimento, a falta de uma alimentação regular e adequada, além de ser um sintoma de depressão, pode acarretar em outras doenças perigosas.

• Falta de energia. Se o idoso prefere ficar na cama ou no sofá o dia inteiro é preciso ficar em alerta. A depressão pode se manifestar através da falta de energia ou do desinteresse de realizar atividades.