×

Cultura

Sinfonia Dominical no concerto aos domingos

O primeiro domingo de cada mês já está marcado na agenda de quem aprecia a boa música erudita em Alagoas. O projeto Concerto aos Domingos, uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), que tem o patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), traz sempre grandes artistas, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Nesta edição, no próximo dia 5, a apresentação do Concerto fica por conta da Camerata Pró-Música de Alagoas, sob a direção artística do maestro Max Carvalho. A camerata é um grupo de orquestra, porém com um número de integrantes reduzido, onde são tocados apenas instrumentos de corda, cravo, violoncelo, violino e contrabaixo, porém nesta composição terá o complemento do oboé, instrumento de sopro.

No repertório, clássicos e grandes composições de Johann Sebastian Bach, Michael Praetorius, Henry Purcell, Antonio Vivaldi entre outros. A Camerata Pró-Música de Alagoas é formada por André Tokura, Diogo Ribeiro, Douglas Nascimento, Elieser Cassimiro e Elvira Regina, solista e preparadora vocal da Camerata Pró-Música de Alagoas, assina a direção adjunta com o maestro Max Carvalho do Projeto Pró-Música Juvenópolis que tem como objetivo a implementação de um sistema de educação e performance musical com crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social.

André Tokura iniciou seus estudos de flauta doce com o Professor Edmundo Raas e de oboé clássico no Conservatório de Música de São Paulo. Atualmente coordena do Projeto Sopro Novo Yamaha região Nordeste (educação musical através da Flauta Doce), e também desenvolve trabalho de inclusão no Instituto Juvenópolis e no Pro-jovem da cidade de Coqueiro Sêco/AL, e é membro da Camerata Pró-Música de Alagoas e da Orquestra de Câmara da UFAL. Elieser Cassimiro é graduando em música pela Universidade Federal de Alagoas, e é professor do Curso de Extensão Musical do Cesmac, do Conservatório de Música do Colégio Adventista de Maceió.

Douglas Nascimento iniciou seus estudos musicais com o prof. Adeilton José, com quem estudou teclado e teoria musical. Atualmente trabalha como professor de Técnica Vocal do Cenarte. Atua como pianista, preparador vocal e barítono da Camerata Pró-Música de Alagoas. Já Diogo Ribeiro é graduando em Música pela UFAL. Entre as orquestras e grupos que integrou, destacam-se a Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Contemporânea de Alagoas, Orquestra de Câmara da UFAL, Trio Augur (Alemanha), Camerata Pró-Música de Alagoas e Ensemble Vocal Tutti-Soli Universitè Paris 8 (França).

O Concerto acontece no primeiro domingo de cada mês, às 10h, com entrada franca, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro. Mais informações pelo telefone (82) 8836-0048.