×

Maceió

Sine promove confraternização com trabalhadores nesta quarta, 30

Será realizada nesta quarta-feira (30) uma confraternização com os trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), no Centro. O evento será realizado para marcar a passagem do Dia Internacional do Trabalho, comemorado no dia 1º de maio.

Durante o dia, diversas ações serão realizadas no posto de atendimento do Sine da Prefeitura de Maceió. Empreendimentos de Economia Solidária vão expor seus trabalhos e atrações culturais – fruto de parceria com a Fundação Municipal da Ação Cultural (FMAC) – farão apresentações na frente da Semtabes.

Além disso, a equipe da Semtabes fará o cadastro de trabalhadores autônomos para que participem de cursos de qualificação oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Outro serviço que será oferecido aos trabalhadores na Secretaria são minioficinas para auxiliar na inserção no mercado de trabalho, sobre assuntos como elaboração de currículo e de que forma se comportar em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Também nesta quarta-feira, haverá o lançamento e a distribuição do “Guia Para o Trabalhador de Maceió” – material produzido com o objetivo de oferecer orientações para os trabalhadores que buscam a inserção ou a reinserção no mercado de trabalho. Além disso, o atendimento para os serviços habitualmente oferecidos ao público pelo Sine da Prefeitura de Maceió – emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) cadastro de emprego, intermediação de mão-de-obra, habilitação para o Seguro-desemprego – seguirá normalmente.

Números

Além de marcar a passagem do Dia Internacional do Trabalho, o objetivo da confraternização também é comemorar os números conseguidos pelo Sine da Prefeitura de Maceió desde 2013. Só neste ano, em menos de cinco meses, o posto de atendimento já registra mais de dois terços da meta anual estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de inserção no mercado de trabalho.

O posto de atendimento, que é vinculado à Semtabes, já intermediou 840 contratações até a semana passada, de acordo com dados do sistema Mais Emprego. A meta anual estabelecida pelo ministério é de 1.200 empregos intermediados e no ano passado foi ultrapassada.

Um dos principais fatores que contribuíram para o resultado foi a instalação, em Maceió, da empresa de contact center e informática Almaviva do Brasil, uma das maiores do país no setor. Todas as inserções contaram com a intermediação do Sine da Prefeitura de Maceió.

“Isso é ajuda para as pessoas entrarem no mercado de trabalho. É isso que interessa ao prefeito Rui Palmeira: gerar emprego e renda, em especial para os jovens”, afirma a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema. Foi com ela que a Almaviva do Brasil fez o primeiro contato, em maio do ano passado.

Procurada por diretores da empresa, a secretária intermediou reuniões entre os representantes da empresa e o governo do Estado, que cedeu o terreno para a instalação da empresa, em uma área de 10 mil metros quadrados, no Tabuleiro do Martins – onde ficará a segunda etapa de implantação da Almaviva do Brasil na cidade. Inicialmente, a Almaviva do Brasil está com instalações iniciais no bairro da Serraria.

O Sine

O Sistema Nacional de Emprego é um programa do governo federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro Desemprego.

Os recursos financeiros mantenedores do Sine são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e repassados aos estados e municípios através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos do FAT são investidos na formulação e implementação de políticas com foco central na promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador.

O Sine da Prefeitura de Maceió iniciou suas atividades em agosto de 2011 – fruto de convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego que atendeu a nova diretriz do MTE de municipalizar o Sistema.

Números do Sine em 2013 e em 2014

Empregos formais

Em 2013 – 2.800 empregos – mais do que o dobro da meta estabelecida pelo MTE

Em 2014 (até 24 de abril) – 840 empregos – mais de dois terços (70%) da meta anual

Seguros-desemprego habilitados

Em 2013 – 6.000

Em 2014 (até 24 de abril) – 2.000

Carteiras de Trabalho emitidas

Em 2013 – Pouco mais de 400

Em 2014 (até 24 de abril) – 1.200

Jovens qualificados

Em 2013 – 1.500, através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq)