Em menos de cinco meses, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió já registra mais de dois terços da meta anual estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de inserção no mercado de trabalho. O posto de atendimento, que é vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), intermediou 840 contratações até a última quinta-feira (24), de acordo com dados do sistema Mais Emprego.
A meta anual estabelecida pelo ministério é de 1.200 empregos intermediados e no ano passado foi ultrapassada. “Isso significa 70% da meta estabelecida pelo ministério”, explica a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão.
Almaviva do Brasil
Um dos principais fatores que contribuíram para o resultado foi a instalação, em Maceió, da empresa de contact center e informática Almaviva do Brasil, uma das maiores do país no setor. Todas as inserções contaram com a intermediação do Sine da Prefeitura de Maceió.
“Isso é ajuda para as pessoas entrarem no mercado de trabalho. É isso que interessa ao prefeito Rui Palmeira: gerar emprego e renda, em especial para os jovens”, afirma a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema. Foi com ela que a Almaviva do Brasil fez o primeiro contato, em maio do ano passado.
Procurada por diretores da empresa, a secretária intermediou reuniões entre os representantes da empresa e o governo do Estado, que cedeu o terreno para a instalação da empresa, em uma área de 10 mil metros quadrados, no Tabuleiro do Martins – onde ficará a segunda etapa de implantação da Almaviva do Brasil na cidade. Inicialmente, a Almaviva do Brasil está com instalações iniciais no bairro da Serraria.
O Sine
O Sistema Nacional de Emprego é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro Desemprego.
Os recursos financeiros mantenedores do Sine são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e repassados aos estados e municípios através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos do FAT são investidos na formulação e implementação de políticas com foco central na promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador.
O Sine da Prefeitura de Maceió iniciou suas atividades em agosto de 2011 – fruto de convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego que atendeu a nova diretriz do MTE de municipalizar o Sistema.
Intermediação
Entre os serviços oferecidos pelo Sine da Prefeitura de Maceió está a intermediação de mão-de-obra. Funciona assim: o empresário que precisa de trabalhador em determinada área – como cozinheiro, por exemplo – procura o posto de atendimento e informa a demanda. O posto de atendimento procura um trabalhador que atenda ao que é procurado pelo empresário em seu banco de dados de cadastrados e o encaminha.
Também é informado, diariamente, no Sine, as vagas de emprego abertas. Caso a pessoa tenha os requisitos para a vaga, ela deve procurar o Sine para se cadastrar ou, caso já tenha cadastro, deve manter atualizados seus dados. Se o trabalhador atender aos requisitos, ele é encaminhado para a empresa, à qual cabe a seleção. O serviço de intermediação de mão-de-obra é gratuito, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Para mais informações sobre o cadastro de emprego, o trabalhador pode entrar em contato pelo telefone 0800 082 6205. Para o empresário interessado no serviço de intermediação de mão-de-obra, o telefone é o 3315-6205.
Dia do Trabalho
Para comemorar os resultados na geração de trabalho, emprego e renda em Maceió, acontece, na próxima quarta-feira (30), véspera do Dia Internacional do Trabalho, uma confraternização com os trabalhadores no Sine da Prefeitura de Maceió, na sede da Semtabes, na Rua Barão de Anadia, 85, Centro, próximo à Estação Central da CBTU. O evento, que começa às 9h, contará com a participação do prefeito Rui Palmeira.
Na programação, atrações culturais, a exposição de empreendimentos econômicos solidários e microempreendedores e palestras para trabalhadores, além dos serviços que já são oferecidos. Também haverá a distribuição do Guia Para o Trabalhador de Maceió – material produzido com o objetivo de oferecer orientações para os trabalhadores que buscam a inserção ou a reinserção no mercado de trabalho.
