Melhorar o cenário local, por meio da qualificação profissional e social e da geração de emprego, é um dos principais objetivos da Prefeitura de Maceió, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine). É por isso que a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) está sempre disposta a fechar parcerias que permitam colher bons resultados. Nos dias 24 e 25 de março, os serviços do Sine da Prefeitura estarão presente em mais uma ação do Programa Vira Vida, que será realizada no Ginásio do Sesi, das 8h às 12h.
O Programa Vira Vida tem como objetivo promover o enfrentamento de problemas sociais – como violência física e psicológica – vivenciados por jovens em todo o país, oferecendo capacitação profissional, acompanhamento psicossocial e fortalecimento dos vínculos familiares. Cada turma passa por um ano de curso, com quatro horas de aula todos os dias, e cada aluno recebe uma bolsa de R$ 500, sendo que R$ 100 ficam retidos em poupança para que no final do curso, ele possa investir na própria apresentação para entrevistas de emprego, além de outros cursos de qualificação profissional.
Durante a ação, o Sine vai oferecer os serviços de emissão de carteira de trabalho e cadastro para quem está em busca de emprego.
Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, ressaltou a importância da parceria com o Vira Vida. “Esta parceria é uma forma de oferecer mais condições para que os jovens consigam ter mais acesso ao mercado de trabalho. Nessa ação, pretendemos cadastrar os cerca de 60 jovens que estão sendo acompanhados há um ano para que eles possam participar das seleções e terem a chance de conseguir um emprego”, disse.
Em 2014, o Sine da Prefeitura de Maceió firmou uma parceria com o Sesi e, por meio doVira Vida, ofereceu aulas de reforço a jovens cadastrados no Sine a fim de prepará-los melhor para novos processos seletivos. O Sesi ministrou o curso de atualização para os candidatos e em contrapartida a Semtabes tentou viabilizar a inserção dos egressos do programa e seus familiares nas atividades produtivas.
As pessoas que são beneficiadas pelo projeto são encaminhadas por meio de instituições parceiras como ONGs, Creas e associações comunitárias. As que tiverem interesse devem procurar estes locais para provocá-los a serem parceiros do Vira Vida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2121-6999.
