×

Maceió

Sine da capital atinge 50% da meta de inserções profissionais

Em setembro, a meta anual estabelecida para 2014 havia dobrado

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió já atingiu 50% da meta semestral de inserções no mercado de trabalho. A meta, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é de 1.034 inserções até julho deste. Mas os números do Sine da Prefeitura de Maceió já ultrapassam mais de 550 vagas de emprego preenchidas por pessoas cadastradas no Sine. No ano passado, já em setembro, a meta anual estabelecida para 2014 havia dobrado.

Para a diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Vanessa Beltrão, os bons resultados são fruto da parceria com empresas de Maceió.

“Temos empresas que nos procuram para fazer esta ponte entre elas e as pessoas que estão em busca de emprego. Por um lado, cadastramos os currículos. Por outro, temos as vagas disponíveis nestas empresas. O que fazemos é analisar qual candidato tem o perfil para atender as necessidades das empresas e o encaminhamos para o processo de seleção. No final, a empresa é quem escolhe a opção mais adequada”, explicou Vanessa.

O Sistema Nacional de Emprego é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro-Desemprego.

Diariamente, o Sine da Prefeitura de Maceió, que fica ao lado da Estação Ferroviária, atende em média 150 pessoas. Mas, apesar do grande número de pessoas cadastradas, muitas ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho por falta de escolaridade ou de capacidade técnica.

“Temos muitos candidatos no nosso banco de dados, mas muitos também com algumas limitações. A gente sempre esbarra no baixo nível de escolaridade e nas dificuldades em lidar com a informática, questões básicas que são exigidas em praticamente todas as oportunidades de emprego”, complementou Vanessa Beltrão.

Para a secretária municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Solange Jurema, o grande desafio é estimular as pessoas a voltar a estudar. “Nosso grande desafio, enquanto gestores públicos e cidadãos que somos, é sensibilizar quem está procurando emprego a se capacitar. Estudar mais. Só assim, eles conseguirão preencher as vagas disponíveis no mercado e até conseguir empregos melhores”, disse a secretária.

Segundo ela, a Semtabes está fechando parcerias para a qualificação profissional. “Estamos com dois projetos encaminhados que focam, justamente, na capacitação profissional. Os projetos são o Mulheres Mãos à Obra, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, e o Construindo com Mulheres, em parceria com a Sudene, que irão capacitar mulheres maceioenses para os setores de comércio e serviços, e construção civil, onde elas já começam a ocupar mais espaço”, destacou Solange.

A previsão é que estes projetos saiam do papel e tragam benefícios à sociedade ainda este ano.

O serviço de intermediação de mão de obra é gratuito, tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. Quem tem interesse em utilizar os serviços do Sine da Prefeitura de Maceió, deve procurar a instituição de segunda à sexta, das 8h às 14h. Para o empresário interessado no serviço de intermediação de mão de obra, o telefone é o 3315-6205. Para o trabalhador, 0800 082 6205.