Ministério Público pode entrar no caso para mediar acordo entre as partes
A presidente interina do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Ana Flavia Teixeira, informou na manhã desta quarta-feira, 05, para a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, que uma nova solução para pôr fim à greve da Educação que já dura cerca de 70 dias será apresentada ao prefeito Március Beltrão (PDT).
“O canal de negociação foi fechado pelo prefeito, mas mesmo assim estamos tentando solucionar esse embate o mais rápido possível. Por isso vamos propor agora um indicativo de suspensão de greve que pode dar uma trégua ao movimento se a negociação for satisfatória e o que já foi conquistado mantido”, explicou Teixeira.
Ana Flavia adiantou ainda que tentará mais uma vez conversar com o chefe do Executivo municipal para propor que o reajuste de 13,01% de equiparação ao piso nacional do magistério seja pago de forma parcelada até no máximo o mês de abril de 2016 e que seja analisado com mais ‘carinho’ as reivindicações das outras categorias.
Até o momento, o prefeito municipal se mostra irredutível a conceder aumento para as demais categorias, alegando incapacidade financeira do Município. Mas já se mostrou favorável em viabilizar o adicional de periculosidade aos vigilantes noturnos, proposta já aprovada pela Procuradoria do Munícipio, e incorporar o tempo de serviço aos vencimentos de serviçais e merendeiras da rede.
O prefeito também se comprometeu em nomear a comissão que irá regulamentar os trâmites, critérios e fundamentos para a revisão do Plano de Cargos e Carreiras e a implantação da gestão democrática. Além disso, o chefe do Executivo municipal ficou de analisar a possibilidade de acrescentar uma gratificação de regência de classe para quem estiver dando suas aulas normalmente.
Nesta terça-feira, 04, os servidores estiveram reunidos mais uma vez no auditório do Sindspem para delibar sobre os rumos do movimento grevista. Na oportunidade foi aprovada a intenção de inserir o Ministério Público no caso para mediar o acordo entre o sindicato e a prefeitura. “Na quinta-feira, 06, teremos uma reunião na Promotoria de Justiça de Penedo para buscar reforço. Queremos que o promotor, se possível for, possa ajuda a reabrir o canal de negociação para que com isso o movimento seja encerrado e tudo volte à normalidade”, acrescentou Ana Flávia.
Na próxima terça-feira, 11, uma nova assembleia será realizada a partir das 14 horas para que os servidores decidam o que querem. Vale lembrar que a Prefeitura de Penedo acionou a Justiça pleiteando que seja declarada a ilegalidade da greve, mas até o momento o Tribunal de Justiça de Alagoas não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
