×

Policial

Sindicância será aberta para apurar morte de militar que passou mal em Penedo

Alex Junio da Silva, 21 anos, sofreu convulsão e ficou desacordo durante treinamento para a Rocam

O soldado Alex Junio da Silva, 21 anos, recém lotado no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que passou mal durante treinamento para a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), faleceu por volta das 23h40 desta terça-feira (27), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.

O jovem sofreu convulsão, vomitou e ficou desacordado durante atividade física no Complexo Poliesportivo Governador Moacir Andrade (antigo Sesi), e foi prontamente socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Penedo.

“O militar passou mal durante uma atividade física que consistia sair do quartel do BPM, até o Sesi, cerca de 3 quilômetros. Não é considerado um esforço excessivo. Tanto que uma mulher também estava participando da corrida e conseguiu chegar normalmente. Infelizmente, perdemos um militar jovem e as causas serão apontadas durante exame cadavérico e laudo médico. Também será aberto um procedimento administrativo, o que é de praxe”, pontuou o comandante do 11º BPM, o major Joanilson Sampaio.

O jovem ainda de acordo com o comandante, teve seu quadro agravado durante a noite, e seu irnão foi comunicado oficialmente pelo médico.

“Estive acompanhando todo o procedimento, desde o socorro em Penedo, até a sua transferência. Tudo que os médicos puderam fazer, foi realizado. E ontem (27), ele não resistiu. O seu irmão também esteve acompanhando tudo. Quando ainda na noite, o médico o chamou para comunicar que o quadro do militar tinha se agravado. Alex Junior chegou a sangrar pela boca, urina e fezes. E infelizmente, veio a óbito. Seu corpo foi encaminhado para Maceió. Agora, segundo o seu irmão, durante conversa no hospital, ele vinha se queixando de dor de cabeça e pressão alta. Este é um fator a ser observado”, concluiu o comandante de Penedo, durante rápida entrevista na porta do quartel, nesta quarta-feira (28), antes de ir para Maceió.

O soldado Alex Junio da Silva, 21 anos, recém lotado no 11º BPM de Penedo, será enterrado em sua cidade natal, Itabaiana, em Sergipe. Seu corpo se encontra em Maceió, no Instituto Medico Legal (IML).

Nota do Estado Maior da Polícia Militar

A família miliciana da Polícia Militar de Alagoas, com pesar, informa o falecimento do soldado Alex Junio da Silva, 21 anos, na madrugada de hoje (28), na Unidade de Pronto Atendimento de Coruripe (UPA). O militar participava na manhã de ontem de um treinamento na cidade de Penedo, no 11º BPM, para o grupamento de Rocam (Rondas ostensivas com apoio de motocicletas), quando numa atividade física que consistia numa corrida entre a sede da Unidade e o local da instrução (SESI), passou mal, vomitando e entrando em convulsão, perdendo os sentidos. Foi socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado para a UPA da cidade. Contudo, no local a equipe médica decidiu que o militar fosse transferido para a UPA de Coruripe.

O helicóptero do Samu (Arcanjo) permaneceu de prontidão, todavia os médicos optaram pelo transporte terrestre, considerando que seria o mais adequado para a estabilização do paciente. O soldado Alex Silva permaneceu internado até a madrugada de hoje, quando veio a falecer. Lamentamos profundamente que após o árduo e intenso treinamento de sete meses no Curso de Formação de Praças (CFP), num treinamento de rotina em sua Unidade, o policial tenha sentido complicações e tendo o resultado trágico que ora noticiamos. A Polícia Militar irá abrir procedimento administrativo para investigar a morte do soldado, bem como o Inquérito Sanitário de Origem (ISO), para o processo de promoção post-mortem, ao tempo em que está prestando toda a solidariedade e o suporte necessário para a família do soldado Alex Silva, envidando de todos os recursos disponíveis para ampará-los nesse momento doloroso.