O sindicato do Açúcar e Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar) enviou para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais uma solicitação de mudança no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar. A mudança, diz respeito a período do plantio da cana-de-açúcar para Alagoas estabelecido a partir do zoneamento do risco climático. De acordo com a nota técnica enviada pelo Sindaçúcar/AL, o que prevê a portaria Nº 333 não condiz com a realidade do estado.
Na portaria consta o período e a indicação para municípios aptos iniciarem o plantio da cana-de-açúcar, que é de Janeiro a Abril e Janeiro a Maio. Conforme o parecer técnico, assinado pelo engenheiro agrônomo e presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil Regional Leste (Satab-Leste) Candido Carnaúba, o período do plantio da cana de Ano e Meio ou plantio de Verão obedece uma outra lógica no estado. Os melhores meses para iniciar o plantio da cana são em meados de maio até o final do mês de agosto e de setembro a fevereiro, neste último graças ao advento da irrigação.
No mesmo parecer o engenheiro fundamenta com um quadro que traz os dados médios da precipitação pluviométrica do estado nos últimos 28 anos. De acordo com o quadro chove de março a setembro mais de 104,1 milímetros a cada mês. Com isso, o técnico concluiu que os meses ideais para o plantio da cana em Alagoas compreendem entre aio e fevereiro.
Com a apresentação do estudo técnico o presidente do Sindaçúcar/AL, Pedro Robério, afirmou que somente nos meses de março e abril não se planta cana-de-açúcar em Alagoas. “Chegamos a uma conclusão bastante clara, plantamos cana-de-açúcar quase todo o ano. Somos o maior produtor de cana do nordeste e essa particularidade foi estabelecida nos últimos 10 anos”, afirmou.
