Santa é a padroeira de comunidade localizada no Centro da cidade
Nessa segunda-feira, 08, foi comemorado em Penedo e em várias outras cidades brasileiras o dia de Nossa Senhora Conceição. Com ritos religiosos, muita fé e devoção, a comunidade do Loteamento Pinheiro, situado no Centro da cidade, celebrou a passagem da data.
A festa na referida localidade teve início ainda no começo do mês com celebrações eucarísticas e muitas homenagens a santa que foi escolhida como padroeira do loteamento.
Em outras igrejas da Diocese, também foram realizadas missas especiais pela passagem da data, mas o destaque mesmo foi a festa realizada no Loteamento Pinheiro. Ruas e casas foram enfeitadas para abrilhantar ainda mais a procissão de Nossa Senhora da Conceição, rito religioso que contou com a participação do padre Jackson Nascimento.
A procissão teve início por volta das 16 horas, logo após a celebração eucarística, e terminou com a benção do pároco aos fiéis presentes.
Sincretismo religioso
Nossa Senhora da Conceição também é bastante festejada por seguidores de religiões afro-brasileiras. Para adeptos da crença, a santa é denominada de Iemanjá, a “Rainha do Mar”. Como em anos anteriores, as praias alagoanas também serviram como palco para homenagens.
Grupos umbandistas e de candomblé homenagearam Iemanjá levando oferendas às margens de praias como a do Pontal do Peba, por exemplo. Além dos membros de religiões afro, famílias inteiras foram à beira da praia para oferecer flores, perfume, espelhos e outros agrados a “Rainha do Mar”, a quem veneram e pedem proteção.
