×

Alagoas

Sinalização: vias recapeadas recebem nova pintura

O trabalho de recuperação das sinalizações segue diariamente nas vias de Maceió. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vários trechos já receberam nova pintura após os serviços de recapeamento.

Uma delas foi na Ladeira do Óleo, na Avenida Juca Sampaio, que faz a ligação entre os bairros do Feitosa, Barro Duro, Jacintinho e Avenida Gustavo Paiva e onde circulam milhares de veículos todos os dias. Próximo ao Shopping Miramar, no Barro Duro, faixas de pedestres também já foram pintadas.

“Já é fácil perceber que várias ruas e avenidas de Maceió ganharam uma cara nova com as pinturas das sinalizações horizontais. Foram anos sem nenhum investimento e nossa cidade precisava urgentemente de obras para melhorar a visualização das vias pelos condutores a fim de oferecer mais segurança a eles e aos pedestres”, ressaltou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Receberam nova pintura também a Avenida Engenheiro Mário de Gusmão e as Ruas Antônio Cansanção, João Saleiro Pitão, Doutor Durval Guimarães, Higia Vasconcelos e Cláudia Ramos (todas na Ponta Verde), Rua Firmino Vasconcelos (Ponta da Terra), Rua Industrial Luiz Calheiros Júnior (Farol) e a Avenida João Davino, no trecho compreendido entre o Viaduto João Lyra e o Shopping Parque Maceió, onde também foram colocadas novas placas de sinalização.

Também já foi finalizada toda a demarcação viária nas Avenidas Antônio Gouveia, Álvaro Otacílio e Sílvio Viana, na orla. Estão sendo pintadas as sinalizações horizontais de parte da Avenida Governador Lamenha Filho, no Feitosa, Ladeira da Moenda, que liga o bairro à Pitanguinha, a via principal do Conjunto Rosane Collor e da Leste-Oeste, esta após serem finalizadas as obras de recapeamento.

Faixas de pedestre

A pintura das faixas de pedestre também é uma das frentes de trabalho que a SMTT vem tendo no sentido de recuperar a sinalização horizontal na cidade. Mais de 120 faixas já foram revitalizadas na orla, entre a Pajuçara e a Ponta Verde, nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, e próximo a igrejas e escolas nos bairros do Poço, Jacintinho, Pajuçara, Vergel do Lago e Farol.

O trabalho da SMTT tem a finalidade de recuperar cerca de 600 faixas de pedestres em Maceió e a previsão é de que toda a implantação das sinalizações dure cerca de 12 meses.

Colocação de prismas de concreto

Com o objetivo de dar mais espaço na pista de rolamento no sentido Centro/Tabuleiro da Avenida Fernandes Lima, a SMTT colocou prismas de concreto, mais conhecido como “gelo baiano”, em frente à Escola Estadual Tavares Bastos, que fica próximo à Praça do Centenário. De acordo com o órgão, a implantação dos primas teve a finalidade de deixar a via ainda com mais espaço, podendo comportar quatro faixas de tráfego já que a rua em frente à escola tornou-se sem saída.