Está confirmado para os dias 28 e 29 deste mês o simulado de prevenção de desastres que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) vai realizar com a comunidade do Vale do Reginaldo. O evento, que atende a uma determinação da Coordenação Nacional da Defesa Civil, deve mobilizar cerca de 150 pessoas da própria comunidade.
Segundo o assessor técnico da Comdec, Paulo Noronha, essa é uma das estratégias da Defesa Civil, que se prepara de maneira contínua, envolvendo a própria comunidade, para evitar a ocorrência de acidentes graves durante o período chuvoso.
Nesse trabalho, um dos instrumentos da Comdec é o Programa de Alerta e Preparação de Comunidade para Emergência Natural (Apen), que atua com foco no monitoramento da ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas, e na limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais. É graças a esse tipo de trabalho que alguns pontos de alagamento de Maceió vêm sendo neutralizados, e mesmo os que ainda persistem, têm escoamento mais rápido, logo após as chuvas.
Segundo Noronha, no monitoramento das áreas de risco, a Comdec de Maceió também conta com o importante trabalho dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por lideranças comunitárias das regiões de risco.