×

Alagoas

Simulado de explosão de cloro no Pontal conta com atuação do Samu

Uma pessoa ‘morreu’, duas foram atendidas por socorristas da Unidade de Suporte Avançado (USA), duas foram atendidas pela Unidade de Suporte Básico (USB) e mais três foram atendidas no local e liberadas. Essa foi a cena que ocorreu nesta sexta-feira (18), no Pontal da Barra, em Maceió, durante um simulado de vazamento de cloro da indústria Braskem, onde o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve participação intensa no atendimento e transporte de vítimas até o Hospital Geral do Estado (HGE).

O simulado faz parte do Plano Global de Atendimento a Situações de Emergência (PGASE/APELL) com múltiplas vítimas e envolveu cerca de 500 pessoas, entre moradores, estudantes, profissionais da área de saúde, educação segurança e integrantes da comunidade.

“A ação contou com 30 viaturas de várias instituições participantes, que atuaram para treinar seus profissionais e a população do bairro Pontal da Barra, fundamental para que a operação tivesse sido realizada com sucesso”, destacou Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem.

De acordo com o médico do Samu, Paulo Alfredo, a simulação do acidente foi positiva e é fundamental que ocorra frequentemente para que a população possa ser atendida adequadamente, caso haja uma explosão real. “O treinamento dos profissionais envolvidos é fundamental para que as pessoas que forem supostamente atingidas possam ser atendidas com agilidade e eficiência”, salientou.

Ele destacou que, entre as principais medidas a serem adotadas, está a remoção das vítimas para local arejado e retirada das roupas contaminadas, que deverão ser mantidas à distância das vítimas, além da oferta de oxigênio. “Temos certeza de que fizemos tudo que era necessário para salvar as possíveis vítimas da comunidade e mostramos como os moradores devem agir no caso de um acidente real”, avaliou Paulo Alfredo.

De acordo com o consultor José Augusto Dantas, o simulado abrangeu uma área extensa da região, desde o Polo, passando pelo Quartel do 1º Batalhão de Polícia Militar, até chegar à Academia de Polícia Militar, que fica na Avenida Assis Chateaubriand. A ação contou, pela primeira vez, com a participação de alunos e professores de escolas e creches da região, o que foi importante para que as crianças e adolescentes se preparassem para o caso de ocorrer uma exploração real.

Além do Samu, participaram do simulado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Hospital Geral do Estado (HGE), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC) e Instituto de Meio Ambiente (IMA).

Também estiveram presentes no simulado, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal de Maceió, Vigilância Ambiental, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e membros das comunidades do bairro do Trapiche, da Rua da Palha/BR-434, creches e escolas que estão instaladas nos bairros.


Simulado faz parte do Plano Global de Atendimento a Situações de Emergência e ocorreu neta sexta-feira (18)