O simulado de desocupação do Pinheiro, em Maceió, terá entre 16 e 20 equipes percorrendo o bairro no dia 16, a partir das 15h. Nesta segunda-feira (4), durante reunião realizada no quartel do 59º Batalhão de infantaria motorizada, base de operações da coordenação do Plano de Contingência do Pinheiro, alguns detalhes do simulado foram debatidos, como o acesso das equipes ao bairro, a interdição de ruas e o trabalho de deslocamento da população aos seis pontos de apoio designados para situações de emergência.
“Estamos definindo os últimos detalhes do simulado. É importante que a população tome conhecimento que, no dia 16, das 15h às 16h, nós teremos um grande evento de evacuação. Será o maior treinamento já realizado no Estado de Alagoas envolvendo todos os órgãos estaduais, municipais e federais e, principalmente, a população do bairro do Pinheiro. As viaturas da Polícia Militar, do Exército, Defesa Civil e vários órgãos civis e militares estarão conduzindo a população aos pontos de encontro, onde serão recepcionados pelos agentes municipais. Também haverá a varredura no bairro, para casos de algum retardatário querer se deslocar”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo.
Reunião no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, base de operações da coordenação do Plano de Contingência do Pinheiro (Foto: Gabriel Fireman)
“Nós teremos entre 16 e 20 equipes distribuídas em quatro comboios circulando em todo o bairro do Pinheiro, fazendo a varredura do centro para as extremidades. Mas o mais importante é que a população saia de casa e possa se deslocar até os pontos de encontro”, ressaltou Melo.
Os pontos de encontro estabelecidos para o simulado são o terminal de ônibus do Sanatório, na rua Belo Horizonte, a Casa Vieira, na rua Tereza de Azevedo, a área das concessionárias Volkswagen e Hyundai, na avenida Fernandes Lima, o Cepa, também na Fernandes Lima, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), no Mutange, e a Praça Lucena Maranhão em Bebedouro.
A princípio, o simulado deverá contar com a atuação de 500 integrantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Cruz Vermelha, Samu, entre outras instituições, como Casal e Algás. Para o exercício, o Exército Brasileiro disponibilizou, além da estrutura onde funciona o comando da chamada Operação Pinheiro, quatro viaturas Marruá, uma caminhonete e aproximadamente 80 homens.
