×

Alagoas

Simulação de acidentes de trânsito alerta população de Arapiraca

Simulado de acidente de trânsito em Arapiraca

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros realizaram, nesta terça-feira (25), um simulado referente a acidente de trânsito em Arapiraca. A iniciativa faz parte das ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito, cujas atividades vêm ocorrendo desde a semana passada. A movimentação, que ocorreu no centro da Cidade, chamou a atenção de quem passava pelas imediações do Parque Ceci Cunha.

A atividade teve como objetivo mostrar à população as técnicas utilizadas pelos profissionais que trabalham em prol de salvar vidas. Também durante a ação, a população foi sensibilizada quanto à importância de prevenir acidentes, seja utilizando o cinto de segurança ou evitando dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Durante a ação, foram utilizados dois carros e uma motocicleta, além da participação de um pedestre, que simulou ter sido atropelado quando caminhava pela via pública. Para chamar a atenção sobre a necessidade de utilizar os equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a motocicleta trafegava com duas pessoas, onde uma delas utilizava o capacete, e outra simplesmente ignorou o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em sua morte.

O simulado ainda contou com cenas de realismo, mostrando as dificuldades que os socorristas passam, principalmente com populares que insistem em “furar” o cordão de isolamento e familiares que tentam ajudar as vítimas, mas, na maioria das vezes, acabam lesionando ainda mais. Durante o exercício, o Corpo de Bombeiros ficou responsável pelo resgate das vítimas, enquanto os agentes da SMTT, pelo controle de tráfego no local. Na ocasião, o Samu Arapiraca enviou duas equipes de Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel), que simularam o atendimento às vítimas.

“Deixamos bem claro para todos que o uso do capacete é imprescindível para preservar a vida do motociclista. Mostramos ainda como é o processo de resgate e salvamento das vítimas”, frisou o tenente Valdeilson, do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros.