×

Cultura

SIMBRACS 2013 discute fortalecimento do setor audiovisual

Aconteceu na tarde de ontem, em Brasília, o painel “Classe Mundial no setor de Audiovisual, Publicidade e Propaganda”, parte do Simpósio de Políticas Públicas para Comércio e Serviços – SIMBRACS. O painel, mediado pela diretora da ANCINE, Rosana Alcântara, também teve a participação do vice-presidente da APRO, Paulo Roberto Schmidt; o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, Mauro Garcia; e o presidente da Ligocki-Z Entretenimento, Marcus Ligocki; e do cartunista e presidente da Maurício de Sousa Produções, Maurício de Sousa. A mesa discutiu o momento favorável ao setor audiovisual, sua estrutura produtiva, novas tecnologias e mecanismos de fomento, internacionalização da produção brasileira e os resultados alcançados relacionados à lei nº 12.845/2011, a Lei da TV Paga.

Para Mauro Garcia, a lei fortaleceu o mercado audiovisual interno, contribuindo com um grande salto de qualidade do setor. A diretora da ANCINE reforça: “O setor de audiovisual é a principal ferramenta para disseminação de cultura, produtos e marcas nacionais. Só para esse ano, temos a expectativa do lançamento de 115 filmes em salas de cinema, todos de produção brasileira”. Já Mauricio de Sousa aposta na internacionalização da produção. “Considero que, na atualidade, o setor de audiovisual seja uma das principais portas de acesso ao resto do mundo”, disse.

O simpósio, realizado nos dias 12 e 13 de novembro pelo Governo Federal em prol do desenvolvimento do setor terciário, no âmbito do Plano Brasil Maior do Governo Federal, também abordou temas como Empreendedorismo, Relações de consumo, Inovação e negócios, Capital humano e indicadores, Desenvolvimento regional e Comércio exterior e Fomento.

Para saber mais sobre o Simpósio de Políticas Públicas para Comércio e Serviços – SIMBRACS, acesse o site oficial do evento.