Centenas de fieis esperam os símbolos no porto de Penedo
Seguindo a programação religiosa do ‘Bote Fé’, evento católico que movimentará cerca de 275 cidades no país, envolvendo várias dioceses, a comunidade cristã de Penedo realizou uma grande carreata pelas ruas da cidade na noite desta segunda-feira, 09, com o intuito de chamar a atenção dos fieis para o acolhimento aos símbolos da Jornada Mundial da Juventude nas cidades ribeirinhas de Penedo e Neópolis, em Alagoas e Sergipe, respectivamente.
A manhã desta terça-feira, 10, uniu ainda mais os dois estados em um só canto de acolhida para os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, que percorrerão o país em preparação para a Jornada de 2013 que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro. Com muita festa, diversos fieis católicos esperaram os símbolos na Paróquia de Santo Antonio e juntos aos Bispos das Dioceses de Propriá e Penedo, Dom Mário Rino Sivieri e Dom Valério Breda, acompanharam a acolhida coordenada pelo setor juventude da Igreja Católica.
Os símbolos chegaram a Neópolis vindos de Propriá na manhã desta terça-feira, 10, em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, sendo seguido por diversos religiosos que compõem as paróquias da diocese. No maior templo católico da cidade ribeirinha, movimentos sociais e sindicais a exemplo da Central Única dos Trabalhadores, Nacional de Camponeses e ligados a rizicultura, também estiveram presentes, lembrando a necessidade de promover a paz e a justiça social para todos os povos.
Autoridades prestigiaram o Bote Fé
O prefeito de Penedo Israel Saldanha (DEM), junto ao presidente da Câmara de Vereadores Manoel Messias, o Messias da Filó (PDT) e também do deputado federal alagoano Givaldo Carimbão (PSB), estiveram desde o início da manhã em Sergipe para acompanhar o Bispo Dom Valério Breda e os padres Samuel Ventura e Jacson Nascimento, religiosos que desempenham suas funções sacerdotais na histórica cidade que sedia a igreja mãe da Diocese de Penedo.
Emoção nas águas do Velho Chico
A travessia do Rio São Francisco com os símbolos foi marcada pela emoção e nas faces dos mais experientes ou dos mais jovens era possível perceber a alegria de estarem participando de um evento de grande valor cristão. O Coordenador do Boté Fé pelo Setor Juventude, Padre Sávio Ribeiro da Diocese de Natal, lembrou a grandiosidade da fé do povo ribeirinho, afirmando que a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude marca o ponta pé inicial para o grande encontro que a juventude cristã de todo o mundo terá com o Papa Bento XVI no Brasil em 2013.
A chegada em Penedo foi marcada por um espetáculo de devoção e fé cristã. Lágrimas e sorrisos promoveram um conflito de emoções que poderiam ser justificadas pela oportunidade de participar do evento. No trio, a Banda Dominus animava os católicos e a juventude comandou a festa de acolhida, promovendo um grande arrastão da orla ribeirinha da cidade até a Paróquia de santa Luzia na parte alta da cidade. Após celebrações religiosas e apresentações coordenadas por grupos de jovens, vários ônibus seguiram para o agreste alagoano.
Acolhimento no agreste
Em Arapiraca os símbolos foram acolhidos na Boa Vista com Cavaleiros de Nossa Senhora do Bom Conselho onde os fogos avisaram que a cidade estava em festa. Em caminhada, centenas de pessoas seguiram do Posto Divan até o Parque Ceci Cunha, para assistir celebração eucarística e algumas apresentações, podendo conferir ainda shows musical da Banda Dominus e do DJ Angelus. A passagem pela capital do agreste alagoano será encerrada com a vigília e adoração eucarística, com previsão de terminar às 7 horas da manhã do dia 11, com o envio dos símbolos para a Cidade de Barra de São Miguel, onde ficarão sob a responsabilidade da Arquidiocese de Maceió.
Confira mais FOTOS
