Em 2010 a Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima) instalou 18.438 novas luminárias na capital. Além de se preocupar com a qualidade dos novos equipamentos, a manutenção é um dos principais focos do trabalho diário das equipes do órgão.
Técnicos da Sima, em conjunto com equipes da Citéluz – empresa terceirizada responsável pelo serviço de iluminação -, realizam ações corretivas nos pontos que apresentem algum defeito. A detecção das luminárias que precisam ser trocadas se dá através de fiscalização e informações obtidas por meio dos usuários.
Segundo o diretor técnico da Sima, Francisco Guedes, a meta estabelecida é limpar 40% das luminárias instaladas a cada ano. “O trabalho de manutenção é diário e realizado de maneira criteriosa. Realizamos ações por toda a cidade, com nossas equipes atuando do Mirante da Sereia até a Cidade Universitária”, disse ele.
No ano passado ações de manutenção foram executadas em todas as regiões da capital. Foram realizados trabalhos de limpeza de luminárias em locais como a Vila Olímpica (Cidade Universitária), Rua Barão de Jaraguá (Fernão Velho), Praça Central do Conjunto Divaldo Suruagy (Pinheiro), AL-101 Norte, entre outros.
Uma preocupação das equipes da Sima e Citéluz é com a manutenção das luminárias nas principais avenidas de Maceió. Receberão ações corretivas, em 2010, as Avenidas Antônio Gomes de Barros (Jatiúca), Maceió (Tabuleiro), Governador Osman Loureiro (Mangabeiras), Avenida Oseas Rosa (Trapiche), entre outras.
A gestão completa do sistema de iluminação, através das ações de manutenção, permite à Prefeitura de Maceió conferir o alcance dos investimentos aplicados na iluminação da cidade e definir novas ações estratégicas para melhorar o sistema iluminação pública da capital.
