×

Alagoas

Sicap é apresentado em detalhes ao gestores municipais

Com a participação da quase totalidade dos responsáveis pelas secretarias de finanças das prefeituras e dos parlamentos das cidades alagoanas foi apresentado em detalhes o Sicap (Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública), uma ferramenta especial que facilitará o contato entre o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) e seus jurisdicionados.

O Sicap visa extrair e gerar, a partir dos registros contábeis dos órgãos públicos jurisdicionados, dentre outros, os demonstrativos complementares da lei federa nº4.320/64, e os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária e Relatórios de Gestão Fiscal e demais informes, de que tratam os artigos 52 a 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Municípios do Estado de Alagoas e suas entidades da Administração Indireta.

Além do debate sobre o novo sistema, houve a entrega de computadores para prefeituras e câmaras de vereadores, o que irá facilitar o contato direto desses órgãos públicos com o Sicap.

A reunião foi aberta pelo presidente do TC, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, contando ainda com a presença dos conselheiros Otávio Lessa, Rosa Albuquerque Freitas e Maria Cleide Beserra. Os auditores Anselmo Brito e Raquel Sampaio e o coordenador da CCTI, Kerchenn Elteque fizeram a apresentação do sistema.