×

Cultura

Show de reabertura do Teatro Deodoro homenageia Villa Lobos

Principal palco da cultura alagoana será reaberto nesta quinta

Após dois anos e oito meses fechado para uma grande reforma, o templo máximo da cultura de Alagoas, o Teatro Deodoro reabre suas portas nesta quinta-feira (16), data da Emancipação Política de Alagoas, com uma programação em grande estilo. Foram R$ 2,5 milhões investidos pelo governo do Estado na restauração e modernização do mais tradicional teatro alagoano, que em novembro completa 100 anos.

Artistas da terra e de renome nacional, como Nelson Ayres, que participará da solenidade de abertura com o projeto musical “Villa Lobos Superstar”. Ele reúne o grupo Pau Brasil e o quarteto de cordas Ensemble SP, além do cantor Renato Braz.

Quem abre a noite de festa é Chau do Pife. Sua apresentação acontece a apartir das 19h45 e contará com a participação do grupo Almir Medeiros Quarteto.

O evento de reabertura será apenas para convidados, porém de acordo com a Diretoria dos Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), a pauta de eventos do Teatro Deodoro está completa até dezembro. O diretor artístico da Diteal, Alexandre Holanda, diz que já aguardava uma grande demanda para o Deodoro. “Estamos prontos para receber o artista e o público de uma forma em geral”, destacou.

O grande entusiasta da reforma, o diretor presidente da Diteal, Juarez Gomes de Barros, manifesta sua alegria. “Devolver o Deodoro no dia da Emancipação Política alagoana é uma satisfação imensurável”, descreveu.

Villa Lobos Superstar – A grande marca de Heitor Villa Lobos era sua originalidade e identificação dos sons brasileiros, espalhados por todo o país. Villa Lobos tinha o dom único de aliar a mais sofisticada técnica de composição com achados melódicos que tocam profundamente qualquer coração por sua candura e simplicidade.

Para homenagear este ícone da música brasileira, o projeto pretende levar ao público as composições e ao mesmo tempo fazer um tributo à Villa Lobos.

O Pau Brasil é Nelson Ayres (piano), Teco Cardoso (sopros), Paulo Bellinati (violão), Rodolfo Stroeter (baixo) e Ricardo Mosca (bateria). Já o Ensemble SP é composto por Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (cello).

Quem estiver presente na noite de abertura do teatro vai conferir um repertório repleto de composições da música popular e folclórica brasileira, e que são mais facilmente absorvidas pelo público, todas com o toque especial de Villa Lobos.