×

Sergipe

Sexta edição da Exposição ‘AVIE! Artes Visuais na Escola’ estimula novos talentos

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) abriu nesta quarta-feira, 11, a sexta edição da exposição AVIE! Artes Visuais na Escola, que ficará em cartaz no período de 11 de outubro a 10 de novembro, na galeria J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju. Composta por 43 obras de estudantes artistas da rede pública estadual de ensino, o objetivo da AVIE! é fomentar a produção artística realizada por alunos que estejam matriculados, contribuindo para a identificação de novos talentos nas artes visuais sergipanas.

Foram premiadas a escultura “Desesperada” da aluna Lilyan Barreto de Oliveira, do Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, de Tomar do Geru; em segundo lugar, a releitura do artista plástico Van Gogh “Terraço do Café à Noite”, da aluna Ana Luiza Moreira Prado, do Colégio Estadual Gilberto Freyre, de Nossa Senhora do Socorro; e em terceiro lugar, além do Reconhecimento do Júri, a pintura em óleo sobre tela da aluna Raquel Patrício Santos, do Colégio Estadual Tobias Barreto, de Aracaju. Todos os participantes receberam o Certificado de Participação e dez receberam o certificado de Menção Honrosa.

A aluna Lilyan Barreto contou uma história de desespero e de superação por que passou nos bastidores da confecção da obra construída com a técnica em papel machê. Ela participa do programa de monitoria do Governo de Sergipe, estuda para o Enem e também queria participar da Avie. Mesmo com a correria do período de estudos e monitoria, dedicou-se à escultura. O cachorrinho de estimação dela, percebendo que tinha sido deixado de lado pela escultura, logo tratou de destruir a arte de Lilyan Barreto.

“Ele sentiu que estava dando mais atenção à confecção da escultura. Quando foi olhar, ele tinha acabado com tudo. Fiquei desesperada, mas mesmo assim continuei com o sonho e fiz uma ainda melhor”, contou.

A aluna Emilly Kamilly Guimarães, que é presidente do Clube de Arte do Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, de Tomar do Geru, participou pela primeira vez da AVIE! com a escultura “Mentes Confusas”. “Trouxe o quanto a gente se sente confusos com o que diz as redes sociais, como se tivessem julgando a nossa capacidade de ser”, explicou

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, professora Eliane Passos, afirmou que as obras demonstram o potencial para as artes existentes na escola. “Não somos nós que inspiramos os alunos, mas eles que nos inspiram para as artes. Quando ficamos sabendo como foi construída a ideia de cada uma delas, a ação se agiganta”, contou.

Ao todo, foram inscritos 285 trabalhos e selecionados 43, nas categorias: escultura, arte digital, arte em preto e branco, gravura, fotografia, pintura em tela, desenho infantil, desenho e pintura e colagem.

“A ideia é expor para a comunidade a escola como espaço e criação artística, científica e obviamente a arte faz parte. A AVIE! se consolida como a principal exposição de artes do Estado e funciona como um Salão de Novo, lança talentos novos que pela primeira vez a expõem numa galeria de arte reconhecida”, avalia Danielle Virginie, coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades).