×

Sergipe

Setur promove 44ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu, nesta quarta-feira, 20, a 44ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur/SE). Realizada no Hotel Sesc Atalaia, na Orla da Atalaia, em Aracaju, a iniciativa teve por objetivo fomentar discussões sobre o potencial turístico do estado, assim como apresentar o balanço das ações da Setur no ano de 2023. Além disso, foram mostradas as estratégias de marketing implementadas para a divulgação do destino turístico Sergipe.

A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, representando o presidente do Fortur/SE, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, foi a responsável por conduzir a reunião. Após dar as boas-vindas aos presentes e enfatizar a importância da realização do fórum, ela apresentou o cronograma de eventos do setor em 2023. Em destaque, as feiras e eventos nacionais e internacionais em que o Governo do Estado, por intermédio da Setur, participou.

Também foi mostrado um vídeo da campanha publicitária, ações de mídias compartilhadas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), famtours, ações de fortalecimento como road shows em cidades do Nordeste, Sudeste e Sul brasileiros, mudanças na malha aérea com voos retomados, extras e novos (Aracaju-Brasília, Aracaju-Guarulhos e Aracaju-Congonhas), eventos realizados, assim como apoiados, estruturação de produtos turísticos, formação e qualificação e mão de obra para o turismo, aprimoramento e ampliação da infraestrutura turística e fortalecimento dos mecanismos de financiamento do turismo.

Segundo Daniela Mesquita, o fórum desempenha um papel crucial na promoção do diálogo entre os diversos setores da atividade turística, buscando desenvolver estratégias e políticas que impulsionem o crescimento sustentável do setor. “Esta é uma oportunidade para que sejam discutidas e levantadas propostas com o objetivo de fortalecer a cadeia turística de Sergipe. Afinal, essas ações colaboram positivamente para o segmento”, afirmou a secretária.

Durante a reunião, também houve a apresentação da palestra ‘Política Pública de Cultura e Turismo: um diálogo necessário’, ministrada pelo servidor do Escritório do Ministério da Cultura em Sergipe (MinC), Dênio Azevedo, cujas áreas de abordagem ele considera fundamentais para o desenvolvimento do turismo. “Acreditamos que, com os últimos editais e investimentos na área da cultura, é possível que o setor de turismo tenha um ganho significativo com eventos culturais, assim como a manutenção de práticas culturais de saberes e fazeres”, explicou.

Fortur/SE

O Fórum do Turismo (Fortur/SE) é uma instância de governança que alia instituições do poder público e iniciativa privada com o objetivo de discutir e implementar a política estadual de turismo. Portanto, consiste em um espaço maior da gestão do turismo no estado, porque nele estão reunidos os principais parceiros que contribuem para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, dentre eles, representantes do trade turístico, poder público, poder privado, instituições e municípios.

Presenças

Estavam presentes representantes da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Prefeitura de Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Banco do Nordeste (BNB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Aena Brasil e Polo Sertão das Águas, representando os polos turísticos.