“É investindo que mais tarde colheremos frutos que venham a melhorar o desenvolvimento da nossa cidade e, consequentemente, a vida do povo maceioense”. Esse é um dos principais métodos de trabalho que a secretária Claudia Pessôa vem implantando na Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). Nos últimos anos, o setor turístico de Maceió foi um dos que mais gerou oportunidades e renda para quem depende dele.
O ano de 2009 foi bastante produtivo para o desenvolvimento do setor turístico em Maceió. O que explica isso é o crescente investimento na divulgação da cidade. De acordo com Claudia Pessôa, esses investimentos devem-se a vários workshops, convites para visitas de profissionais de comunicação brasileiros e estrangeiros e algumas visitas de familiarização. Segundo a secretaria de Turismo, se comparar o primeiro semestre do último ano com o de 2008, as metas já foram superadas. Pontos como a melhora da logística, infraestrutura, além da beleza natural das praias, também facilitaram esse trabalho.
O turista Marcelo Resende Alves, 31, mora em Belo Horizonte e, desde 1986, passa suas férias em Maceió. “A última vez que estive na cidade foi em 2000, e estou impressionado com o crescimento. As praias, como sempre, belas, o artesanato muito bem feito e a um preço acessível. Mas o que mais se destaca é a evolução na infraestrutura da cidade como os vários prédios e essa nova urbanização da orla”, afirma Marcelo.
A secretária ainda adverte a população que trabalha no comércio da cidade, de que precisa se conscientizar ainda mais para melhorar, pois os setores que complementam indiretamente o turismo servem como atrativo socioeconômico. “O prefeito Cícero Almeida, desde 2005, enxergou esse setor como próspero para o desenvolvimento da cidade. E devido a isso estamos em frequente desenvolvimento”, complementa Claudia.
Ainda tem mais: desde novembro de 2009 até março deste ano, a temporada de navios está acontecendo. Cerca de 17 navios estão trazendo mais turistas para a cidade. Ao todo, é esperada uma média de 60 paradas no porto da capital alagoana. Segundo a secretária, crescimento como esse gera desenvolvimento socioeconômico, oportunidade de emprego e renda para muitas famílias que precisam, e esperamos que isso aconteça de forma contínua e ordenada.
