Durante toda esta terça-feira (29), gestores públicos, empresários e especialistas debatem o impacto do setor mineral na consolidação do desenvolvimento econômico do Estado de Alagoas. O tema será tratado no 1º Seminário de Oportunidades de Negócios em Mineração, uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), na Casa da Indústria, a partir das 8h30, com inscrições gratuitas.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, embora essa não seja a maior vocação no estado alagoano, pode-se dizer que Alagoas está vivendo um momento favorável no setor mineral.
Ele explica que o salgema representa o principal produto do setor e tem mantido seu ritmo de extração e sua pauta de exportação, além do calcário para cimento e corretivo de solo que também estão em alta no mercado e os agregados para a construção civil apresentam um aquecimento da atividade.
Luiz Otavio Gomes também comemora a implantação da Mineração Vale Verde, uma empresa que está realizando vultosos investimentos na pesquisa, principalmente, de cobre e ouro. Na ocasião, o presidente da Mineração Vale Verde, Carlos Bertoni, apresentará dados sobre a extração de minérios metálicos em Alagoas.
“A Vale Verde, desde o ano passado, já emprega um considerável número de funcionários na região de Craíbas e Arapiraca, onde já investiu mais de R$ 60 milhões. As comodites de metais estão com valores elevados, isto é motivo de otimismo para a continuação de investimentos em pesquisa e exploração”, destaca o secretário.
No evento, o governo de Alagoas realizará a assinatura de dois convênios com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM). Com a CPRM, o objetivo será a elaboração dos mapas geológicos e de recursos minerais do estado de Alagoas, e o convênio com o DNPM possibilitará o acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos no setor mineral alagoano.
No 1º Seminário de Oportunidades de Negócios em Mineração também serão debatidos assuntos, como o panorama das rochas ornamentais no Nordeste, e o cenário do setor mineral do estado de Alagoas.
Com o interesse do governo federal e da Petrobras na exploração do petróleo identificado no pré-sal, o evento também abre a oportunidade de debater o modelo regulatório e perspectivas do pré-sal para Alagoas.
As inscrições podem ser feitas pela internet no www.mepeventos.com.br ou no evento. Mais informações pelos telefones 3231-1335 e 3231-8238.