×

Maceió

Setor de oncologia do Hospital do Açúcar investe em capacitação sobre diagnóstico

Em participação do Congresso Mundial de Câncer Gastrointestinal, ocorrido de 03 a 06 de julho, em Barcelona, Espanha, a diretora médica e coordenadora do Serviço de Oncologia do Hospital do Açúcar, Juliana Matos, pôde se manter atualizada sobre as inovações para o tratamento de tumores malignos do trato gastrointestinal. O congresso espanhol é o principal evento a respeito da doença.

O congresso visa educar e atualizar especialistas que participam no tratamento de cânceres gastrointestinais, proporcionando uma visão clara para o tratamento, unindo todas as etapas do atendimento de pacientes, incluindo os aspectos investigativos, o diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos e terapêuticos. Foram apresentadas pesquisas de ponta para médicos de todo o mundo interagirem com colegas e compartilharem seus esforços.

“A oncologia avança a cada dia com pesquisas científicas e genéticas para o uso de novas drogas que inibam as células cancerosas. Com o Congresso Mundial, os médicos puderam ter uma visão científica a respeito do tratamento e tudo que possa aumentar consideravelmente a sua possibilidade de cura”, avalia Juliana Matos.

O Serviço de Oncologia do Hospital do Açúcar é essencialmente voltado para o tratamento de câncer infantil, por meio da Franquia Social do Projeto Casa da Criança. Mesmo o índice sendo baixo de câncer gastrointestinal em crianças, a experiência apreendida no Congresso também ajuda em detectar um diagnóstico rápido em pacientes adultos logo de início.

Para Juliana, é fundamental tal diagnóstico previamente. “Geralmente os tumores são descobertos quando inicialmente se investiga uma patologia clínica. O Hospital do Açúcar avança no sentido de fornecer mais rapidez no diagnóstico e trabalhar de maneira eficaz a transferência desse paciente a outras unidades para iniciar o tratamento”, conclui a oncologista.

Depois de assistir ao Congresso Mundial de Câncer Gastrointestinal, os participantes serão capazes de identifi car aspectos relativos à doença como controvérsias atuais na gestão de pacientes, reconhecimento de sua epidemiologia e entender as opções de tratamento para pacientes com câncer avançado e metastático.