A Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) será parceira do Cesmac na realização de cursos de inclusão digital. Representantes da instituição de ensino superior conheceram o Telecentro, as máquinas e o espaço onde acontecerão os cursos, acompanhados da superintendente de Emprego e Relações de Trabalho, Silvana Figueiredo, da diretora de Ocupação e Renda, Carina Fort, da gerente de Inclusão Produtiva, Michele Larissa e do gerente dos Autônomos, Roger Barros Cox. A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira (9).
Os instrutores enfatizaram a importância da qualificação para a inserção no mercado de trabalho e, no caso do Cesmac, fazer não só o curso de informática básica, mas o de informática aplicada como ferramenta para o trabalho dirigido.
Segundo Carina Fort, o Cesmac vai disponibilizar seis instrutores voluntários que irão ministrar o curso para trabalhadores autônomos de serviços e de negócios que já tenham tido acesso a um computador e com um pequeno conhecimento do que vem a ser informática e internet. As aulas deverão começar dia 4 de outubro, às terças e quintas e com duração de seis semanas, sendo 3 horas aula/dia, num total de 54 a 60 horas.
Haverá ainda aula de informática voltada à consultoria para autônomos com mais de 40 anos e sem noção de informática e com dificuldade de aprender com a finalidade de colocá-los na era digital de forma mais rápida e precisa.
“A princípio, trabalharemos com autônomos na faixa etária de 35 a 45 anos, idade onde há maior exclusão no mercado formal e que tem mais oportunidades no informal. Vamos dividir em dois públicos os de até 40 anos e os abaixo dessa idade”, explicou a diretora.
