×

Alagoas

Sete bebês morrem em três dias na maternidade Santa Mônica

Sete bebês morrem em três dias na maternidade Santa Mônica

Em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira, 02, pela assessoria de comunicação da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) foi confirmada a morte de sete bebês, óbitos registrados em apenas três dias. De acordo com a nota, apenas um dos sete bebês pode ter morrido vítima de uma provável infecção hospitalar, enquanto os outros seis podem ter sido vítimas de infecção de provável origem materna relacionada à prematuridade.

O Ministério Público do Estado de Alagoas já se pronunciou sobre o caso, declarando que vai apurar os verdadeiros motivos dos óbitos aplicando medidas urgentes e judiciais para que a Maternidade seja desafogada visto que atualmente encontra-se superlotada e recebendo mais gestantes.

A nota divulgada pela MESM, especialista em atendimento de alto risco, traz ainda outros esclarecimentos a respeito dos óbitos. Para a maternidade, a única morte ocasionada por uma possível infecção hospitalar foi a de um bebê que nasceu prematuro e que, com apenas 19 dias de vida, já fazia uso de antibióticos por apresentar má formação da parede abdominal.

Por conta dessas complicações, a criança teve que ser transferida para outra unidade para ser submetida a um procedimento cirúrgico, o que pode ter causado a infecção hospitalar.

Baseada no entendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Maternidade Escola declarou também que os seis dos sete recém nascidos foram vítimas de uma infecção relacionada à assistência à saúde precoce de provável origem materna, destacando que as causas e conseqüências se diferenciam das infecções hospitalares.