Campanha é realizada pela Secretaria de Prevenção à Violência
A Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema realiza nesta sexta-feira (09), às 11h, uma sessão pública para debater sobre a Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, que é feita no município. Desde segunda-feira, uma unidade móvel está circulando pela cidade, para conscientizar os moradores sobre os riscos de guardar uma arma de fogo em casa.
A campanha é realizada pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). “Desde segunda-feira estamos mobilizando a cidade para conhecer o ônibus, entender os riscos de ter uma arma em casa e participar da campanha. Fizemos reuniões em três escolas estaduais e uma cenecista, levamos o ônibus para que crianças e adolescentes pudessem conhecê-lo. Também tivemos várias reuniões com associações e grupos da sociedade civil organizada”, contou Alexandre Santos, coordenador da campanha.
Até quinta-feira (08) quatro armas de fogo haviam sido entregues pelos moradores, duas espingardas, de calibres 22 e 28, e dois revólveres, de calibres 22 e 38. O ônibus da campanha fica até esta sexta-feira no município.
Em Maceió
A campanha também segue em Maceió. Depois do Jacintinho e Osman Loureiro, a unidade móvel de entrega voluntária de armas agora está no conjunto Carminha, no Benedito Bentes.
Na próxima semana, o ônibus segue para o bairro do Vergel, onde a equipe da Seprev também vai mobilizar escolas e lideranças da região. O gerente de Integração de Estratégias de Prevenção à Violência da Seprev, Roberlan Moreno, explica que os dois ônibus devem percorrer outras cidades e bairros de Maceió. Além dessa facilidade, a entrega da arma de fogo pode ser feita durante todo o dia, sob total sigilo e a pessoa ainda recebe uma bonificação. “A população deve buscar se inteirar mais sobre essa campanha de controle de armas. Deve procurar mais informações sobre os riscos de ter uma arma em casa. Nós podemos ajudar no nosso posto itinerante ou através do número 0800-280-9390”, garantiu Roberlan Moreno.
