O Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL) está presente no “Seminário ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] 21 Anos – Uma Ação do Setor Empresarial e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pelo Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, promovido pelo Conselho Nacional do Sesi e o órgão federal, em Brasília (DF), no período de 13 a 15 de julho.
Para o presidente da Federação das indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, o seminário acontece em um momento muito especial para o Estado de Alagoas. “O Departamento Regional já iniciou a implantação do projeto ViraVida e este seminário é muito importante para aprofundarmos os conhecimentos acerca dos direitos da criança e do adolescente, bem como para trocar experiências com outros estados que já têm o projeto em funcionamento”, destaca Lyra.
Na solenidade, o presidente da CNI, empresário Robson Braga de Andrade, enalteceu os avanços proporcionados pelo ECA e reforçou o compromisso do setor empresarial no sentido de estreitar os laços com o setor público com o objetivo de trabalhar a inclusão social.
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, revelou um sonho ambicioso: transformar o projeto ViraVida, já presente em 12 estados brasileiros, em um política pública. “Sozinhos, é muito difícil combatermos a exploração sexual de crianças e adolescentes, que conta com uma verdadeira rede que envolve taxistas, bares, restaurantes, hotéis. Essa cooperação entre empresários, setores público e privado é fundamental para garantirmos a dignidade humana”, afirmou.
O superintendente executivo do Sesi/AL, Flávio Dória, e a gerente da Unidade de Responsabilidade Social Empresarial (Urse), Adriana Barreto Gomes, participaram do evento, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A solenidade foi prestigiada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; pela ministra da Secretaria de políticas para Mulheres, Iriny Lopes; pela representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, entre outras autoridades.
ViraVida – Destinada a jovens que estão em situação de exploração sexual, a iniciativa do Conselho Nacional do Sesi promove a elevação da escolaridade, a profissionalização, o cuidado com a saúde, o fortalecimento dos vínculos familiares e a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. O trabalho é desenvolvido em parceria com as entidades do Sistema S e o poder público.
