Por meio da inclusão digital e da promoção do acesso à leitura, o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) chegou ao município de Chã Preta com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Nesta terça-feira (19), foi inaugurada na cidade a mais nova unidade do programa “Indústria do Conhecimento”, a 23ª entregue pelo Sesi aos trabalhadores e às comunidades em diversos municípios alagoanos.
“A educação é capaz de levar um povo ao crescimento e à sustentabilidade e o conhecimento eleva o homem a níveis não imagináveis, no comparativo com seus semelhantes”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade, durante a solenidade de inauguração.
Além da infraestrutura, com computadores, sala de leitura, CDs, DVDs e milhares de títulos nas diferentes áreas do saber, Lyra destacou que a Indústria do Conhecimento Enelídia Porangaba Luna conta com instrutores treinados, que vão proporcionar aos moradores de Chã Preta o contato com novas tecnologias e a possibilidade de encarar o futuro com uma melhor preparação.
A prefeita Rita Tenório afirmou que a comunidade ganha com a qualidade de vida e com a possibilidade de acessar o mundo digital, numa época em que as informações circulam com mais velocidade e o conhecimento é fundamental. “A educação é a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos”, disse.
O vereador Josevaldo Porangaba, neto de Enelídia Porangaba Luna, que deu nome à Indústria do Conhecimento de Chã Preta, falou em nome da família da homenageada. No agradecimento, ele elogiou a estrutura das instalações e ressaltou o valor social da obra que, entre tantos benefícios, ajudou a revitalizar a Praça Padre Cícero. “Essa iniciativa contribui para elevar a cultura e o conhecimento dos chã-pretenses”, destacou.
O programa Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do Sesi, com a parceria dos ministérios da Educação e das Comunicações, além de organizações públicas e privadas. Acompanharam a inauguração diretores e colaboradores do Sistema Fiea, vereadores, secretários municipais e a comunidade.