×

Maceió

Sesi, Sebrae e Petrobras incentivam gestão sustentável

Palestra do consultor Adael Schultz

Fornecedores da cadeia produtiva do PVC, petróleo, gás e energia de Alagoas que atendem às demandas da Petrobras estão aprendendo que investir na sustentabilidade não é ideologia, é estratégia de negócio. Eles participaram, de uma mesa redonda na Casa da Indústria Napoleão Barbosa com o tema: “O que as grandes empresas esperam dos seus fornecedores”.

A iniciativa é uma ação do projeto “Adensamento da Cadeia Produtiva do PVC, Petróleo, Gás e Energia nos Municípios Petrolíferos de Alagoas”, desenvolvido numa parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Petrobras, que trouxeram a Maceió o consultor em sustentabilidade Adael Juliano Schultz.

Na palestra, ele mostrou aos empresários que, quando a empresa adota a ética como postura de negócios, os resultados são positivos para todos – empresas, clientes, fornecedores, público interno e consumidores. “Ser socialmente e ambientalmente responsável é uma questão de sobrevivência, uma maneira de permanecer no mercado e conquistar novos clientes”, disse.

Schultz destacou ainda que é importante incentivar práticas socioambientais em todas as empresas envolvidas na produção, desde a extração da matéria-prima ao descarte do produto, formando o que ele chama de “Cadeia de Valor”. Esse é o objetivo da sensibilização que está sendo realizada pelo Sesi, Sebrae e a Petrobras.

Adriana Barreto Gomes, gerente da Unidade de Responsabilidade Social Empresarial (Urse) do Sesi/AL explica que, no segundo momento do projeto de adensamento da cadeia produtiva do PVC, petróleo, gás e energia, as empresas vão receber consultoria gratuita, onde serão analisados os pontos fortes da gestão socioambiental e apontadas as necessidades de melhoria.

“São mais de 40 pontos avaliados de acordo com os Indicadores Ethos, que levam em conta temas como valores, transparência e governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade”, detalha a gerente.