Baseados nos princípios do interesse pela comunidade e no desenvolvimento sustentável do cooperativismo, os alunos da segunda turma do Programa Jovens Lideranças, promovido pela Cooperativa Pindorama e o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), apresentaram na última quinta-feira os trabalhos de conclusão de curso. As apresentações ocorreram durante a solenidade de encerramento, na sede da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
Defendendo a instalação de uma fábrica para produzir sabão ecologicamente correta, a aluna Mônica Dias, apresentou a planilha de trabalho justificando a viabilidade do projeto. “Com a instalação da fábrica de sabão iniciaremos um trabalho de educação ambiental porque teremos como matéria prima o óleo usado nas cozinhas. Hoje sabemos que esse material é descartado na pia gerando poluição. Iremos proporcionar consciência ambiental e gerar empregos”, enfatizou.
Coop Clube
O segundo projeto propôs a criação de clube de lazer, o Coop Clube, que proporcionará aos cooperados, futuros associados e moradores da região uma opção de distração. Entusiasmados, os formandos Wagno da Silva e Katiene apresentaram a planta do novo balneário. “Com a criação do clube, os moradores de Pindorama não precisarão sair daqui em busca de diversão. Sabemos que é um projeto ousado, mas somos líderes e aprendemos que a ousadia faz parte do nosso desafio”, afirmou Wagno da Silva.
As ideias chamaram a atenção da vice-presidente da cooperativa, Ana Lúcia Guimarães, da superintendente do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), Alda Júlia e da gerente de capacitação do Sescoop/AL, Marivá Pereira. Ana Lúcia elogiou os projetos e destacou que a qualificação é hoje o diferencial para ingressar no mercado de trabalho.
Missão: preparar para o futuro
“Fico muito feliz de ver o entusiasmo no rosto de cada jovem. A nossa missão é preparar vocês para o futuro. A cooperativa tem 54 anos de idade e precisa de líderes para tocá-la por mais 50 anos. E o conhecimento faz toda a diferença”, frisou Ana Lúcia.
Emocionada a gerente de capacitação do Sescoop/AL parabenizou o esforço de cada aluno ao longo dos quase dois anos de curso. “Aqui se encerra um ciclo, mas quero deixar claro que a OCB/Sescoop-AL está de portas abertas para todos vocês. Façam do aprendizado uma oportunidade de crescimento”, aconselhou Marivá Pereira.
A superintendente do Centrup, Alda Julia, também destacou o papel de um líder dentro da comunidade. “Líderes formam outros líderes e não apenas seguidores. Líderes exprimem valores e é isso que esperamos de todos vocês. Esse curso abre muitas portas, até mesmo dentro da cooperativa, onde aproveitamos a capacitação de vocês para crescermos”.
Mais de quarenta alunos formados
No final da solenidade a instrutora de projetos do Sescoop/AL, Águida Veiga, que acompanhou a formação dos trabalhos de conclusão de curso dos mais de quarenta alunos, falou do esforço de cada um e provocou os formandos a refletirem sobre o futuro.
“Todos estão de parabéns. Eu costumo dizer que não trabalho com projetos que não são possíveis de serem realizados, então eu espero que tudo que foi apresentado saia do papel. Por isso fiz questão de mostrar que só depende deles. É trabalhar com paixão e foco e assim as coisas acontecem naturalmente”, finalizou.