×

Maceió

Sesc Lazer: Projeto Esporte Para Todos inicia atividades

Ao todo, 100 pessoas estão inscritas no projeto que visa democratizar o acesso ao esporte

Para a alegria dos 100 inscritos no Esporte Para Todos (PCG) 2022, nesta semana, ele iniciou suas atividades. O projeto, que é voltado para pessoas de baixa renda com idades entre 18 e 59 anos, busca democratizar o acesso ao esporte ao disponibilizar, sem custo financeiro para os participantes, vagas para turmas de vôlei, badminton e basquete.

O edital para o preenchimento das vagas deste ano foi lançado em janeiro e as turmas das quatro modalidades foram rapidamente ocupadas. O professor de educação física do Sesc Alagoas Dell Vasconcelos acredita que um dos motivos da alta procura é que a população adulta tem dificuldade em achar espaços para praticar atividade física com a orientação de um profissional e de maneira gratuita. “No segundo dia de inscrições todas as vagas já estavam preenchidas”, acrescentou.

Entre os inscritos no vôlei está a assistente social Darleny Oliveira, 37 anos. Ela conheceu a iniciativa pelo site do Sesc Alagoas e enxergou nela a oportunidade de sair do sedentarismo. “Para mim, praticar um esporte ajuda até a melhorar a autoestima, porque eu sei que estou fazendo algo bom para a minha saúde”.

As atividades do Esporte Para Todos são realizadas na Unidade Sesc Poço, no período de março a novembro, em dias e horários diferentes para cada modalidade. Em seu primeiro dia de aula na turma de badminton, a gestora pública Silvia Capelanes, 26 anos, disse ter ficado impressionada com a existência do programa. “Eu ainda não havia encontrado um local onde eu pudesse praticar este esporte e, mais ainda, de maneira gratuita. No momento, se eu tivesse que pagar pela atividade, talvez não conseguisse fazê-la”, afirmou.

PCG

O Programa de Comprometimento e Gratuidade, em acordo ao que é estabelecido no Decreto nº 6.632, destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc para ações voltadas à educação básica e continuidade e a outras ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, Saúde e Lazer. Essas ações são destinadas gratuitamente aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, e aos estudantes da rede pública de educação básica de baixa renda.