A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) apresenta na quarta-feira (1º), o projeto de implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) a partir das 9 horas, no auditório Arthur Ramos, localizado na sede da unidade.
De acordo com o coordenador do Fundo Estadual de Saúde, Juarez Ferreira, o programa é uma iniciativa do governo federal, que promove o aperfeiçoamento e difusão de informações sobre gastos que podem ser utilizadas para a melhoria da assistência, unidades e redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com o programa, a administração ganha mais uma ferramenta para o controle de gastos, especialmente nas unidades de saúde. Com isso, iremos possibilitar a aplicação mais eficiente dos recursos públicos, sem comprometer a funcionalidade e qualidade da assistência”, destacou o coordenador.
Juares Ferreira destacou, ainda, que o programa pode auxiliar na previsão dos gastos envolvidos em determinada ação, analisando a qualificação da atenção e garantindo o melhor uso do dinheiro público. O coordenador ressaltou que o programa promove uma maior organização dos processos administrativos e a identificação da relação entre produtividade e custos no sistema.
“A modernização no controle dos gastos representa o compromisso da gestão estadual em valorizar o dinheiro pago pelos alagoanos por meio dos impostos. Com isso, será garantida maior assistência, ética e eficiência nos gastos do serviço público”, enfatizou Juarez.
A apresentação será feita pelo Núcleo de Economia de Saúde, formado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde, órgãos e entidades de saúde que tem como função desenvolver programas e projetos vinculados a área, buscando o fortalecimento da Rede de Economia de Saúde.
Inicialmente, serão realizadas ações junto ao Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Dr. Hélvio Auto e Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho.
