Skip to content

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

  • Home
  • Alagoas
  • Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

Blog

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

Técnicos de vários setores da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) se reuniram, nesta segunda-feira (13), com integrantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) para discutir sobre avanços na promoção de saúde mental em unidades da Rede Pública de Saúde de Alagoas.

A criação e regulação de mais leitos voltados para casos de saúde mental em hospitais do Estado e a formação de equipes focadas em emergência psiquiátrica estiveram entre os temas abordados na reunião. Os técnicos da Sesau ouviram as demandas trazidas pelo MPAL e a DPE/AL, e também apresentaram soluções e possíveis caminhos para alcançar as melhorias.

A supervisora da Rede de Atenção Psicossocial (RAVS) da Sesau, Tereza Cristina Tenório, destacou a importância da reunião para que os avanços pretendidos sejam alcançados. “A saúde mental tem demandado a necessidade de uma ampliação da RAVS e a Sesau tem trabalhado para que possamos ofertar mais leitos para a saúde mental, todos qualificados e regulados, levando mais efetividade e qualidade no atendimento”, disse.

Ainda na reunião, foi tratado sobre o estudo para a criação de uma unidade mista formada por profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e integrantes do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) para o atendimento mais ágil e otimizado para casos de emergência psiquiátrica. A análise para a formação dessas equipes está sendo feita por meio do Programa Salva Mais, que concentra as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu Alagoas em um só local para evitar a duplicidade de ações.

Um novo encontro foi marcado para o mês de junho para que os primeiros resultados sejam apresentados. A promotora de Justiça do MPAL, Micheline Tenório, ressaltou que a reunião busca reforçar o sistema público de saúde no estado. “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho realizado na área da saúde mental em Alagoas e assegurar que a Rede de Atenção Psicossocial atenda a mais alagoanos”, afirmou.

Por sua vez, a defensora pública Roberta Gisbert pontuou que espera bons resultados da reunião desta segunda. “Esse encontro nos deu muita esperança de que conseguiremos fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas, por meio de mais leitos voltados para a saúde mental, bem como aperfeiçoar o trabalho realizado pelo Samu no estado”, disse.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também