×

Alagoas

Sesau realiza Seminário sobre Análise da Situação da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (17), o Seminário Estadual de Análise da Situação da Saúde. O evento foi promovido no auditório do Centro de Inovação, no bairro Jaraguá, em Maceió, e reuniu representantes das áreas técnicas da Vigilância e Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos, além de técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e da Universidade Estadual de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal).

Durante o evento foi lançada a nova versão do livro “Análise da Situação da Saúde de Alagoas”. A obra reúne informações referentes a 30 estudos, que têm como objetivo divulgar e fornecer análise de informações sobre as condições de saúde, sociais e estruturais do Estado, bem como, das regiões e municípios, no período de 2013 a 2022. Por meio dele, gestores públicos, além das instituições e seus técnicos, podem ter subsídios para a tomada de decisão e direcionar, com maior precisão e eficácia, os recursos públicos direcionados à saúde e estruturas afins.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a análise científica é primordial para o avanço da assistência em saúde. “Com estudos e análises realizados por profissionais preparados e comprometidos, podemos atingir as áreas mais carentes de investimentos, de forma precisa, qualificando a assistência e garantindo que os recursos públicos sejam empregados de forma eficiente”, reforçou o gestor da saúde estadual.

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, o momento é importante para o diagnóstico dos desafios que a área da saúde deve enfrentar em Alagoas, além de marcar o trabalho dos técnicos da Sesau, que se dedicaram a esse minucioso trabalho de pesquisa. “Foi realizado um estudo que traça um panorama completo da realidade da saúde alagoana, possibilitando aos gestores a criação de políticas públicas embasadas na necessidade real da população e cada vez mais resolutivas”, destacou.

Dados Analisados

Ainda durante o evento, foram debatidas questões sobre os aspectos sociodemográficos de Alagoas, perfil da natalidade, condições da Atenção Primária, Panorama dos Casos de HIV de 2014 a 2022, perfil epidemiológico dos casos de arboviroses, mortalidade geral e por causas externas, além de questões relativas à cobertura vacinal, água para consumo humano e licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos.

“Foram apresentados temas relevantes para todas as cidades de Alagoas que se fizeram presentes no evento. Tenho certeza que puderam aproveitar de forma plena esse momento”, enfatizou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo.

Por Agência Alagoas