No próximo dia 21 de julho a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reunirá os municípios que possuem convênio com o Programa Mais Médicos, em uma oficina sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), criado para atender as necessidades do programa. O encontro acontecerá no auditório do Memorial à Republica, no bairro de Jaraguá, às 08 horas.
O Coapes foi instituído pela portaria do número 1.127 do Ministério da Saúde em agosto de 2015 para qualificar a integração ensino-serviço possibilitando aos municípios realizarem a contratação, junto às instituições de ensino técnico e superior, de estudantes para todas as áreas de saúde.
Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço da Sesau, Tereza Carvalho, o evento é destinado aos 23 municípios que possuem convênios com instituições de ensino e tenham interesse em mudar para o Coapes. “Vamos ter a presença de uma representante do Ministério da Saúde, Marina Weizenmann, para explicar aos gestores as vantagens de migrar os convênios atuais para o Coapes, que não é obrigatório e cabe somente ao gestor acolher essa ideia, que irá facilitar a comunicação com as instituições de ensino e assumir esse compromisso em melhorar a prestação dos serviços de saúde”, explicou a coordenadora.
De acordo com Tereza Carvalho, até o mês de maio 2.529 estagiários passaram pelos ambulatórios, pelo Samu, pelo Hospital Geral do Estado (HGE) e demais unidades de saúde de Alagoas, através dos convênios instituídos entre as instituições e as secretarias municipais de saúde.
“O Coapes veio para melhorar a integração ensino e o serviço de saúde, garantindo que os alunos irão ter uma qualificação melhor, além da troca de experiências que sempre existe nos estágios, com os alunos trazendo novas ideias e os profissionais passando as experiências dos anos de trabalho, para dessa forma refazer o jeito de trabalhar pelo Sistema único de saúde (SUS)”, concluiu Tereza Carvalho.
