Em mais uma ação do Governo Presente, realizada durante todo este sábado (22), no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Uncisal, no bairro Trapiche, em Maceió, 83 crianças das Grotas do Aterro, no Novo Mundo; e da Iraci, no Benedito Bentes; foram contempladas com um Mutirão Oftalmológico. Por meio desta ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 40 crianças passarão a ter mais qualidade de vida, uma vez que irão receber gratuitamente óculos de grau, visando reduzir os efeitos de problemas de visão, detectados durante exames especializados.
Durante a ação, as crianças diagnosticadas com problemas de visão tiveram a oportunidade de já escolherem as armações de seus óculos, sob a supervisão dos pais e de técnicos da Sesau. O intuito é agilizar a entrega e, desse modo, assegurar que os pequeninos possam levar uma vida normal, principalmente no ambiente escolar, uma vez que grande parte deles apresentou dificuldades de aprendizado, devido à reduzida visão.
Por meio desta ação, segundo a supervisora de cuidados à pessoa com deficiência da Sesau, Renata Bulhões, o Governo do Estado assegura que essas crianças carentes possam ter um cotidiano normal. “Uma criança com problemas de visão pode comprometer o seu desenvolvimento social e intelectual. Além de não enxergar os objetos direito na hora de brincar, o seu aprendizado na escola fica comprometido e o seu aproveitamento é deficitário”, evidenciou.
Estrutura – E para realizar o Mutirão Oftalmológico, que teve a parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e do Gabinete Civil, foi disponibilizado transporte para que as crianças e seus pais se deslocassem de suas residências até o Centro Especializado de Reabilitação (CER), no bairro Trapiche. Participaram da ação, além de técnicos da Gerência de Atenção Primária (GAP) e da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência, três oftalmologistas e um grupo de técnicos do CER.
