A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI), inicia neste sábado (1º), o monitoramento de vacinação nos municípios alagoanos com a finalidade de atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças menores de cinco anos. Nessa primeira etapa, as equipes estarão em 11 municípios e, até o dia 29 de outubro, os 102 estarão monitorados.
Segundo a enfermeira Zirlene Costa, o monitoramento acontece com término da campanha de vacinação, que se encerrou no último dia 18. A finalidade é vacinar as crianças que ainda não tiveram acesso ao serviço nas unidades de saúde. A técnica explicou que a ação acontecerá todos os sábados, já que é um dia em que as mães estão em casa, bem como as crianças.
Nesse primeiro dia, participam 29 enfermeiros, divididos entre os municípios. Eles percorrerão todos os domicílios e ainda as famílias assistidas pelo Programa Saúde da Família (PSF). As equipes estarão em Água Branca, Inhapi, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativa da Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.
