×

Alagoas

Sesau realiza III Seminário Alagoano dos Centros de Apoio Psicossocial

Para fortalecer a política de assistência nos 49 Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará o III Seminário Alagoano de Caps. O evento será aberto nesta quinta-feira (19) e segue até o dia 21 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O seminário é destinado aos coordenadores das unidades e da Atenção Básica, além de terapeutas ocupacionais e oficineiros.

Durante os três dias, a Sesau contará com especialistas renomados para discutir novas políticas públicas que visem à inserção social dos portadores de transtornos mentais e usuários de drogas ilícitas.

Os Caps são unidades que devem atuar como centros substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico, prestando atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações.

Por isso, segundo o gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, os Caps devem atuar para reinserir os usuários no mercado de trabalho, nas atividades de lazer e no exercício dos direitos civis, além de fortalecer os laços familiares e comunitários. “Neles, os usuários devem receber acolhimento. O papel dos Caps é atender às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território, resguardando seus direitos constitucionais”, salientou.

Ainda de acordo com Berto Gonçalo, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, os Caps têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Por meio deles, os municípios possibilitam a organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico, porque os centros são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimento diário.

Programação

No primeiro dia do III Seminário Alagoano de Caps, será realizado um minicurso que terá como tema central Atenção Básica e Saúde Mental. Para isso, a Sesau trará a Alagoas os técnicos Regina Fagundes e Ana Pitta.

No segundo dia serão realizados três minicursos para 150, 90 e 100 pessoas cada. O primeiro irá abordar a reabilitação psicossocial por meio da construção de uma estratégia de cuidados, que terá como palestrantes as técnicas Ana Pitta e Mara Ribeiro.

A técnica Sandra Fagundes tratará da interlocução da gestão na Rede de Atenção Psicossocial. Paralelamente, o superintendente estadual de Atenção à Saúde, Sival Clemente, vai falar sobre o Plano de Enfrentamento ao Crack no Contexto Alagoano, e os técnicos Décio Castro e Pollyana Pimentel abordarão a Política de Crack, Álcool e Drogas na Estratégia de Redução de Danos.

No último dia do III Seminário Alagoano de Caps, Marcelo Kimati profere palestra sobre o Processo de Desinstitucionalização, e representantes do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Defensoria Pública de Alagoas, da Comissão Estadual de Direitos Humanos e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) discutirão o processo de internações involuntárias.