Para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece na primeira semana de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover o Curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno. O evento acontece na quinta-feira (2), no Ritz Suítes Hotel, em Maceió, e prossegue na sexta-feira (3).
A ação será destinada aos técnicos de 16 municípios alagoanos, além das equipes multidisciplinares dos cinco bancos de leite humanos de Alagoas e dos sete hospitais estaduais que foram credenciados pelo Ministério da Saúde (MS) à Iniciativa Amigo da Criança.
Durante dois dias, a equipe da Sesau irá orientar os técnicos municipais sobre a importância do aleitamento materno, que representa uma das fortes armas no combate à mortalidade infantil, segundo pesquisas realizadas pelo MS.
De acordo com a gerente do Núcleo de Saúde da Criança da Sesau, Socorro Marques Luz, é necessário capacitar os técnicos em saúde para que incentivem as mães a amamentarem seus filhos, já que o ato representa uma ação imprescindível. “Para compreender o manejo clínico do aleitamento materno, analisando a mulher que amamenta e orientando-a nas suas deficiências, é necessário capacitar todos os técnicos envolvidos neste processo. Assim, será possível desenvolver ações para incentivar as mães a amamentar seus filhos”, ressaltou.
Por meio deste curso, os técnicos serão instruídos a transmitir experiências positivas de aleitamento materno, levando as mulheres a entender que elas são capazes de amamentar para ajudar seus filhos. “Eles serão capacitados para orientar os familiares das gestantes a entenderem o papel imprescindível de cada um deles. É importante que as mães possam ter apoio nas tarefas de casa, para que tenham mais tempo para amamentar o bebê e relaxar”, salientou.
Socorro Marques Luz ressalta que, com a amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para protegê-lo contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno também diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de favorecer a relação afetiva entre a mãe, o bebê e a família, ajudando a criança a desenvolver-se física e emocionalmente.
“Amamentar é um excelente exercício para o desenvolvimento infantil, importante para que a criança tenha dentes fortes, saudáveis, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. Por isso, nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, já que o leite materno é completo”, orientou Socorro Marques, acrescentando que o leite mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes que ele necessita.