Para preparar as equipes médicas estaduais que atuam com urgência e emergência, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza, a partir de segunda (27), o Curso de Atendimento às Emergências Químicas. O evento, que acontecerá até quinta-feira (30), será ministrado no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no bairro Tabuleiro do Martins.
A iniciativa vai reunir representantes da Sesau, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Geral do Estado (HGE), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos hídrico (Ibama).
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elizabeth Rocha, o curso vai capacitar as equipes para a atuação no sistema de preparação e resposta a ocorrências com produtos químicos.
“A preparação vai possibilitar uma maior integração e articulação dos diversos órgãos para emergências dessa natureza, possibilitando uma atuação rápida e eficaz, salvaguardando a população”, explicou.
A diretora reforçou que em casos de acidentes envolvendo químicos perigosos, as equipes precisam agir de forma integrada.
Elizabeth lembrou que um curso como este é importante, pois possibilita a preparação para ações que devem acontecer, como a avaliação da cena e a realização de exercícios simulados.
“O curso envolve teoria e prática e conta com a participação de instrutores renomados e experientes na área”, destacou.
Programação
O curso será iniciado na segunda (27) com uma apresentação sobre os riscos químicos. Em seguida, será realizada uma apresentação sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Portáteis de Detecção (EPDs).
Na terça-feira (28), a capacitação continua com a comunicação de riscos e aspectos ambientais das emergências químicas. Na sequência, os participantes assistirão aula sobre descontaminação e técnicas de contenção de vazamentos.
No terceiro dia, quarta (29), serão realizadas exibições sobre os aspectos legais nas emergências químicas e atendimento a emergências químicas. No horário da tarde, haverá apresentação e discussão de casos e exercícios práticos sobre contenção de vazamentos.
O curso será concluído na quinta-feira (30) com a realização de um exercício simulado e a avaliação teórica do curso e do simulado.
