A população do campo em Alagoas será alvo da ação que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará durante o Dia internacional de Prevenção Ler/Dort, que acontece na próxima terça-feira (28). A ação atende a portaria ministerial 2.866 de dezembro de 2011, que instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e Floresta.
Em Alagoas, o dia será lembrado com uma ação destinada aos trabalhadores da Usina Coruripe, em Coruripe, tendo à frente o Cerest. A diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, afirmou que a atividade visa conscientizar os empregados e empregadores sobre a importância da prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e o fortalecimento das ações da saúde do trabalhador, em especial os do campo que atuam na área de cana-de-açúcar, que estão expostos a uma série de riscos.
De acordo com Gardênia Santana, vários fatores contribuem para o aparecimento dessas lesões que envolvem músculos, nervos e tendões. Entre eles, movimentos repetidos, postura inadequada, grande esforço, atividade de impacto no corpo, falta de pausa no trabalho, carga horária excessiva, entre outros. Os sintomas da doença mais comuns são fadiga muscular, sensação de peso e cansaço, dores, inchaço, perda dos reflexos e outras.
Segundo a diretora, dados mostram que foram registrados em todo o Brasil 5.452 notificações da doença em 2010. Desse total, 1.562 foram na região Nordeste e 62 em Alagoas.
Durante a ação na usina, que começará a partir das 10h, está prevista a realização de exercícios de prevenção, palestra e distribuição de cartilha com informações sobre a doença. Participam da ação o médico do trabalho, Juracy Roberto, o gerente do Núcleo da Pessoa com Deficiência, Ernestino Veiga, e outros técnicos.
Além dos trabalhadores, a iniciativa contará com participação de profissionais da área ocupacional da usina e servidores da saúde do município. Desde 2004, que o Ministério da Saúde estabeleceu, através de portaria, que a Ler/Dort é uma notificação compulsória. Em Alagoas, a doença começou a ser notificada a partir de 2008.
Ações do documento
Imprimir
Enviar para um amigo
