O mês de outubro é dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para conscientizar e alertar a população alagoana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, neste domingo (13), na orla de Maceió, ações de conscientização contra a doença. A iniciativa será realizada das 8h às 12h, na Rua Fechada, na praia da Ponta Verde.
Durante a ação serão realizadas diversas atividades educativas com o objetivo de estimular as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Também serão realizados atendimentos médicos para realização de exames clínicos das mamas e, caso seja necessário, será solicitado o exame de mamografia, que é assegurado na rede estadual de saúde.
A supervisora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesau, Lavínia Rufino, destacou que a Sesau dedica todo o mês ao movimento Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres alagoanas sobre o combate à doença.
“Estamos intensificando a conscientização para que nossas mulheres invistam na prevenção e no diagnóstico precoce, que é fundamental e salva muitas vidas”, pontuou.
Rufino salientou, ainda, que o câncer de mama, com exceção do câncer de pele, é o tipo que mais acomete as mulheres, sendo um das principais causas de mortalidade do país.
“Mas, é importante conscientizar toda população que a doença pode ser prevenida por meio da adoção de atividade física regular, alimentação saudável, realização do exame clínico das mamas e da mamografia, que identificam nódulos em estágio inicial. Além disso, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de ser revertido e curado”, enfatizou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, é de extrema importância levar à população ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce, a fim de alertar as mulheres a realizar o autoexame e a mamografia.
“Estamos trabalhando todos os meses para trazer campanhas educativas, com o intuito de fazer as pessoas buscarem o diagnóstico e ter um tratamento adequado e em tempo oportuno, com acesso facilitado aos serviços disponibilizados na Rede Estadual de Saúde. Precisamos sempre ter em mente que, quanto mais cedo é descoberto o câncer, maiores são as chances de cura”, ressaltou.
Agência Alagoas