A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa, no período de 20 a 27 de outubro, da X Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que terá como tema: ‘Ciência, Saúde e Esporte’. Durante o evento, serão promovidas atividades de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos.
No dia 20 serão, a partir das 8h, no Espaço Lazer da Praia da Ponta Verde, serão realizadas diversas atividades sobre a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Já nos dias 24 e 25, das 8h às 14h, as ações serão realizadas na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió. Além disso, serão desenvolvidas atividades na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Centro Ensino de Pesquisa Aplicada (Cepa).
De acordo com a gerente Ciência, Tecnologia, Inovação da Sesau, Fátima Lima, os trabalhos de sensibilização dos municípios alagoanos para a adesão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram iniciados em junho por uma Comissão Organizadora Estadual. A comissão é composta por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas e da Sesau, que priorizaram os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Matriz de Camaragibe, Pão de Açúcar, Piranhas, São Sebastião e Viçosa, que aderiram ao Programa Academia da Saúde.
“O Programa Academia da Saúde é uma proposta do Ministério da Saúde, que visa contribuir na utilização dos espaços públicos de lazer, atividade física e de esporte, como proposta de inclusão social, enfrentamento da violência e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população. Ele se constitui em um ambiente ideal para a realização da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou a gerente.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento que acontece há dez anos no País e representa a maior expressão da Política Nacional de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia. Ela foi criada pelo físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ildeu de Castro Moreira e tem a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O tema da Semana deste ano, “Ciência, Saúde e Esporte”, foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016). Isso porque eles servirão para motivar a população a conhecer os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.
“Os esportes têm grande apelo popular no País, constituindo-se em oportunidade favorável para a organização de atividades que promovam o engajamento da população na Semana. Este ano iremos destacar os aspectos científicos, educacionais e de saúde que estão envolvidos nas atividades esportivas”, afirmou Fátima Lima.
Programação
Na quinta-feira (24), durante a abertura oficial da Semana do Servidor da Sesau, serão expostos, em forma de banner, os dez melhores trabalhos de alunos da Uncisal, produzidos durante o Congresso Universitário. No período das 8h às 14h, no auditório da Sesau, serão proferidas palestras sobre Esporte, Atividade Física e Saúde; Prevenção da Ler/Dort/. E no período de 8h às 14h, os servidores terão acesso a serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, nível glicêmico e orientação de práticas para manutenção de uma vida saudável, além de vacinação e teste rápido de sífilis.
Já na sexta-feira (25), das 9h às 12h, na sede da Sesau, haverá uma tenda montada pelo Movimento Popular da Saúde (Mops) da Ufal, onde os visitantes poderão expressar suas reivindicações, desejos e sonhos em um mural, através de pinturas. Também haverá um espaço de cuidados, com aplicação de Reiki, massagens, reflexologia e auriculoterapia. Também haverá, no auditório da Sesau, palestras sobre a importância da prática de atividades físicas, prevenção de câncer de próstata e acidentes de trabalho, além de vacinação e testa rápido de sífilis.
